Pinturas de Guimauri combinam impressionismo e arte naïf
Paisagens minuciosamente pinceladas compõem a exposição de Guimauri que pode ser visitada até 20 de agosto no saguão do Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Elaboradas em acrílico sobre tela, as obras primam pela luminosidade, o detalhamento, a harmonia de cores e a simplicidade dos temas.
Autodidata, Guimauri começou a pintar em 2007, movido pelo gosto pela natureza, animais, pessoas e carros antigos e a admiração por grandes mestres dos séculos XIX e XX. A influência da arte naïf e dos impressionistas Renoir e Monet fica evidente, mas o artista tem estilo próprio e contemporâneo. Atualmente, ele vive e trabalha em Sapucaia do Sul (RS).
Guimauri expôs nos espaços culturais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, da Assembleia Legislativa, do Bourbon Country e do Colégio Farroupilha. Em agosto de 2009, realizou a primeira mostra individual na Câmara Municipal de Porto Alegre.
A exposição, que tem apoio do gabinete da vereadora Maria Celeste (PT), está aberta à visitação das 9 às 18 horas, de terça a quinta-feira, e das 9 às 15 horas, na sexta-feira. A entrada é franca. Informações: (51) 3220-4392, e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br, ou com Guimauri, e-mail guimauriquadros@gmail.com
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)