Institucional

Plano Estratégico de gestão em discussão no Legislativo

Legislativo quer qualificar rotinas Foto: Elson Sempé Pedroso
Legislativo quer qualificar rotinas Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre deu início ao processo de criação de um Plano Estratégico (PE) de gestão interna. A representante da Direção Geral no Escritório da  Qualidade, Márcia Almeida, lembra que o PE é o principal instrumento de subsídio ao desenvolvimento de uma empresa pública ou privada. "O PE definirá qual o tipo de Câmara gostaríamos de ter já em um futuro próximo", explica. "É ele que as próximas administrações deverão ter como norte para tomar suas decisões e pode assegurar que as boas práticas de hoje tenham continuidade amanhã."

Na etapa inicial de elaboração do PE - iniciada neste mês -, conforme Márcia, serão recolhidas constatações sobre a Câmara, "boas ou ruins", que servirão de base para discussões e a definição de estratégias administrativas para o Legislativo. Segundo Márcia, a partir das constatações apresentadas pelos funcionários e estagiários será possível, por exemplo, saber se há carência de pessoal ou se existe interesse da administração da Câmara em promover melhorias.

O diretor-geral da Câmara, Carlos Norberto Fraga, recorda que a ideia de criar um PE surgiu em 2008, quando a Câmara celebrou convênio com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), e a consultoria Lucem passou a atuar na Casa. Foram realizados treinamentos, reuniões e seminários e formados grupos de trabalho. Na etapa de 2008, de acordo com Fraga, houve melhoria de procedimentos, como a redução do tempo de atendimento de demandas pela Assessoria de Informática. Por fim, foi criado o Escritório da Qualidade, comitê composto por servidores voluntários dispostos a levar a modernização da gestão adiante.

Em 2009, segundo o diretor-geral, uma nova licitação resultou na contratação da consultoria Index, e os trabalhos recomeçaram com a missão de elaborar um PE o mais abrangente possível. Na atual etapa, além do PE, o foco será qualificar funcionários para o uso de ferramentas de qualidade, de forma que, dentro de aproximadamente um ano, possam aplicar os conhecimentos adquiridos em seus setores, sem necessidade de consultoria externa. O enxugamento de rotinas, visando a agilizar os processos internos, por exemplo, está entre os objetivos concretos. Na opinião de Fraga, administrar com ferramentas de qualidade é fundamental. "Reduz custos, tempo e retrabalho", assinalou.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)