Pauta

Professor Garcia receberá título de Cidadão nesta terça

Professor Garcia, defensor da educação física, foi vereador de Porto Alegre, por 18 anos.

Vereador Professor Garcia
Professor Garcia exerceu cinco mandatos como vereador (Foto: Leonardo Contursi)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concederá o Título de Cidadão Emérito da Capital, ao ex-vereador Professor Garcia, em sessão solene a ser realizada nesta terça-feira (17/10), às 17 horas, no Plenário Otávio Rocha, na sede deste Legislativo (Avenida Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico). A homenagem, proposta pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB), "visa a reconhecer publicamente a dedicação e o trabalho desenvolvido, com grande  sucesso, pelo professor e vereador em benefício do desenvolvimento social na cidade". Ele destacou os 18 anos de atividade parlamentar exercidos por Garcia na Capital, período em que, além de ter presidido o  Parlamento em 2014, propôs projetos que profissionalizaram o cargo de professor de Educação Física e fomentaram a prática esportiva na cidade com a obrigatoriedade da presença de um profissional como responsável técnico em academias esportivas em Porto Alegre, a criação dos Jogos Municipais da Terceira Idade e das Academias ao Ar Livre, a isenção da taxa de licenciamento ambiental para academias de ginástica e de balé que funcionem até as 22 horas, bem como a instalação da Frente Parlamentar da Educação Física e da Semana de Educação Física. 

Professor Garcia

Nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1952, Carlos Alberto Oliveira Garcia tornou-se professor na década de 1970, quando se formou no curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), se especializou em atletismo pela Universidade de Mainz, na Alemanha, e treinou a equipe brasileira de atletismo no mundial de Saint-Ettienne, em 1977. Ele ainda trabalhou no Sport Club Internacional, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), nos colégios La Salle Dores e São José, além de ter sido coordenador e professor da Faculdade de Educação Física do Instituto Porto Alegre (IPA).  Foi vereador por cinco mandatos. No Executivo, ocupou o cargo de secretário municipal do Meio Ambiente.

Em agosto de 2015, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e teve que se licenciar das atividades políticas. No ano anterior, 2014, Garcia exerceu a presidência da Câmara Municipal. Ainda no Legislativo, exerceu a presidência das comissões de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) e de Economia, Finanças, Orçamento e Mercosul (Cefor).

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)