Plenário

Projeto busca assegurar escolha da profissão aos estudantes

Criar alternativa aos jovens no momento da escolha da futura profissão por meio de orientação nas escolas de Ensino Médio é o que trata o projeto de lei do vereador Márcio Bins Ely (PDT), que passou a tramitar na Câmara de Porto Alegre. O texto começou a ser analisado no período de Discussão Preliminar de Pauta da sessão ordinária de segunda-feira (13/8).

Segundo Bins Ely, as universidades gaúchas têm um elevado grau de desistência ou troca de curso por parte dos alunos ainda no início da faculdade. "Essa situação gera frustração pessoal e desinteresse, além de elevados e inúteis custos, não só aos jovens como também aos seus familiares e às próprias universidades", afirma. "Uma orientação vocacional competentemente ministrada por profissionais capacitados contribui para ajudar o aluno na hora da decisão.”

O vereador lembra que é dever básico da escola, como formadora de cidadania, orientar o aluno para sua realização plena como ser humano e membro ativo da comunidade por meio de sua atuação profissional. “Queremos assegurar aos jovens uma melhor e mais embasada definição do futuro como profissional e como cidadão”, diz.

Texto: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)