Plenário

Projeto concede Título de Cidadão Emérito a Fernando Vieira

Período de Comunicações Temático: Cultura Doadora. Na foto: Vereador João Bosco Vaz
Vereador João Bosco Vaz (PDT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei do Legislativo nº 121/16, de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT), que concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jornalista, radialista e apresentador Fernando Derivi Vieira. O homenageado nasceu em 1948, na capital gaúcha, e, em 1968, iniciou sua carreira profissional, na então TV Difusora (hoje TV Bandeirantes). Foi cinegrafista, trabalhou no departamento de promoções e foi responsável pela programação na inauguração da televisão, em 10 de outubro de 1969. Trabalhou 17 anos na TV Bandeirantes e outros 17 na TV Guaíba.

O jornalista produziu e apresentou diversos programas de televisão, como o Difusora Gente, exibido nas tardes de domingo, em 1972, e o programa diário chamado Agenda, que tratava de assuntos ligados à sociedade, ao cotidiano e à música. Depois, integrou a mais famosa equipe da televisão gaúcha, no emblemático programa Portovisão. De 1978 a 2005, apresentou o programa Fernando Vieira, na TV Guaíba, e passou a integrar a atração Guaíba ao Vivo, da Rádio Guaíba. Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, na qual produziu e apresentou o Programa Zoom, dedicado à música brasileira. 

Com visão empreendedora, Fernando Vieira lançou a Festa Nacional do Disco (posteriormente chamada de Festa Nacional da Música), que, em 2016, completa 16 anos, representando um marco no encontro de músicos e gravadoras, e a Multifeira, a maior feira de divertimentos e utilidades domésticas já realizada no Estado.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)