PLENÁRIO

Aprovada inclusão da Lei Maria da Penha como sugestão de palestra nas escolas

  • Escola. Alunos.  Educação. Municipal. Aulas. Meyer.
    Objetivo do projeto é ensinar às crianças importância da lei que protege as mulheres (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Hamilton Sossmeier
    Vereador Hamilton Sossmeier (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na sessão ordinária desta quarta-feira (02/08), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto de lei que inclui a Lei Federal n° 11.340, de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha, como sugestão de palestras nas escolas da rede municipal de ensino. Além do projeto, os vereadores também aprovaram a emenda n° 1.

A proposta é de autoria do vereador Hamilton Sossmeier (PTB) e tem como objetivo conscientizar adolescentes, jovens, adultos, estudantes e professores que compõem a comunidade escolar acerca da importância de respeitar os direitos humanos, a fim de prevenir e evitar práticas de violência contra a mulher.

A exposição de motivos do projeto salienta que, desde 2006, a Lei Maria da Penha protege as mulheres em situação de violência, salvando vidas, punindo os agressores, educando a sociedade e oferecendo assistência com atendimento humanizado às vítimas. A Lei Federal nº 11.340, de 2006, tornou crime a violência doméstica e familiar, contando com mecanismos de enfrentamento aos atos de agressões, estupros e assassinatos cometidos contra mulheres.

Conforme o autor da proposta, em diversas situações, tais atos de violência são praticados na frente das crianças e dos adolescentes, filhos dessas vítimas. “Ademais, como amplamente divulgado pelos órgãos públicos responsáveis, tais crimes muitas vezes não são registrados, por medo da mulher em fazer a denúncia. Sendo assim, entende-se oportuna a presente proposição, no sentido de orientar crianças e adolescentes, dentro das salas de aula, sobre como proceder caso tais violências ocorram em suas casas, possibilitando formar agentes ativos no combate a tal crime”, argumenta Sossmeier.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)