Plenário

Projeto prevê implantação de Unidade de Saúde Municipal da Obesidade

  • Projeto sobre obesidade
    IMC define o grau de obesidade de uma pessoa
  • Vereador  Claudio Janta
    Claudio Janta (SD) (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Projeto de lei que institui a Unidade de Saúde Municipal da Obesidade começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta semana. A proposta é de autoria do vereador Cláudio Janta (SD). 

O projeto estabelece que são objetivos da Unidade de Saúde Municipal da Obesidade o tratamento de forma adequada dos pacientes obesos; a prevenção de outras doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, acidente vascular cerebral e doença coronariana; o apoio ao anorético e a sua família, fazendo o diagnóstico e oferecendo tratamento multidisciplinar; e o fornecimento de orientações completas sobre as mudanças de hábito alimentar nas perspectivas de tratamento do obeso. Além disso, a unidade encaminhará ao cirurgião pacientes com indicação cirúrgica já estabelecida pelas sociedades americanas e pela Organização Mundial de Saúde.

"A obesidade é considerada uma pandemia devido ao aumento importante de sua prevalência ao longo dos últimos anos. Entre 1980 e 2013, a proporção de sobrepeso ou obesidade entre adultos aumentou de 28,8% para 36,9% entre homens e de 29,8% para 38,0% entre mulheres. Em 2010, estima-se que o sobrepeso e a obesidade foram a causa de 3,4 milhões de mortes", informa o vereador ao justificar o projeto. 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)