Plenário

Aprovada campanha para proteger idosos contra golpes na internet

  • Primeira Reunião da Frente Parlamentar do Idoso
    Intenção da proposta é orientar idosos para evitar golpes eletrônicos (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Vereador Hamilton Sossmeier
    Hamilton Sossmeier (PTB) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (27/3) projeto de lei que institui campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e na internet. A proposição é de autoria do vereador Hamilton Sossmeier (PTB). "Os casos de estelionato contra pessoas idosas no Rio Grande do Sul dispararam 58% de 2019 para 2020. E no primeiro semestre deste ano, os registros apontam alta de 94,9% nesse tipo de crime", observa o vereador.

A campanha de que trata o projeto será realizada preferencialmente na semana iniciada pelo dia 1º de outubro de cada ano, Dia Internacional das Pessoas Idosas (pessoa com idade igual ou superior a 60 anos). A campanha terá ações educativas e preventivas.

As ações educativas vão orientar os idosos quanto aos riscos do uso da internet, especialmente na aquisição de bens, produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. As ações preventivas serão para orientar os idosos de como evitar golpes e fraudes no comércio eletrônico e garantir a segurança do tráfego de dados durante a navegação na internet.

O projeto prevê que os materiais e recursos utilizados na campanha serão produzidos de forma objetiva, clara e de fácil compreensão por idosos. Além disso, a proposta dispõe que a campanha será realizada preferencialmente em locais, espaços e canais utilizados ou frequentados por idosos.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)