Plenário

Projeto propõe dia de conscientização do câncer de estômago

Vereador Dr. Thiago Duarte na tribuna do plenário
Vereador Dr. Thiago (DEM) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em fase de tramitação, no Legislativo municipal, o projeto de lei que inclui o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o câncer de estômago no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, no dia 28 de setembro. A proposta é de autoria do Dr. Thiago (DEM).

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância do combate ao câncer de estômago, o projeto destaca que mais de 23 mil novos casos ocorrem por ano, de acordo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A instituição aponta que no Brasil a doença é a quarta mais incidente na população masculina e sexta na feminina. O Inca informa também que os sintomas iniciais deste tumor podem ser inespecíficos, podendo ser assemelhados a um quadro simples de gastrite.

Além de apontar dificuldades na realização de diagnóstico da doença, o vereador alega que a prevenção é a melhor forma de evitar o câncer de estômago e outros tipos de câncer. Conforme expõe na justificativa do projeto, Dr. Thiago explica que alimentos condimentados e defumados estão entre os principais causadores do tumor, assim como a falta de consumo de frutas e vegetais frescos, que também colaboram para o surgimento da doença. “A presença da bactéria Helicobacter Pylori no estômago é considerada agente carcinogênico. Condições preexistentes como familiares com câncer gástrico, além de úlceras e algum tipo de gastrite podem favorecer ao aparecimento deste tipo de câncer”, alerta. Ainda de acordo com ele, é necessário estimular e conscientizar as pessoas a procurar médicos, para que se possa ensinar e alertar a população a ter o diagnóstico em fase inicial, fazendo com que a cura seja possível.

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)