Projeto reivindica espaço para bicicletas na Área Azul
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei 265/2013, do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que prevê a destinação de, no mínimo, 5% do espaço reservado aos automóveis na Área Azul para a implementação de estacionamentos de bicicletas. O objetivo principal do projeto - apto a ser votado após o recesso parlamentar de janeiro - é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte estratégico, não poluente e saudável. A tendência da modernidade urbana aponta para a necessidade de adequação dos espaços públicos, que, além das ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, é composto também por bicicletários e paraciclos adequados, afirma o vereador.
Sgarbossa argumenta que a falta de locais apropriados para estacionar tem feito com que os ciclistas prendam as bicicletas em equipamentos públicos inadequados como árvores, postes e paradas de ônibus, o que dificulta a plena circulação de pedestres nos passeios públicos.
Segundo o vereador, a construção e a manutenção dos bicicletários ou paraciclos em Área Azul será de responsabilidade da empresa contratada para administrar o serviço. Da arrecadação obtida com o estacionamento remunerado dos veículos, no mínimo 20% do valor deverá ser aplicado na construção e na manutenção desses estacionamentos para as bicicletas e também na promoção de ações educativas de trânsito, explica.
De acordo com o projeto, os estacionamentos de bicicletas na Área Azul deverão ser acessíveis a todos, ficando vedada a utilização deles com fins lucrativos.
Sgarbossa argumenta que a falta de locais apropriados para estacionar tem feito com que os ciclistas prendam as bicicletas em equipamentos públicos inadequados como árvores, postes e paradas de ônibus, o que dificulta a plena circulação de pedestres nos passeios públicos.
Segundo o vereador, a construção e a manutenção dos bicicletários ou paraciclos em Área Azul será de responsabilidade da empresa contratada para administrar o serviço. Da arrecadação obtida com o estacionamento remunerado dos veículos, no mínimo 20% do valor deverá ser aplicado na construção e na manutenção desses estacionamentos para as bicicletas e também na promoção de ações educativas de trânsito, explica.
De acordo com o projeto, os estacionamentos de bicicletas na Área Azul deverão ser acessíveis a todos, ficando vedada a utilização deles com fins lucrativos.
Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)