Plenário

Aprovado projeto que cria Política Municipal para a População Migrante

  • Movimentação de plenário. Votação para manutenção do veto do executivo ao PL que cria o projeto de promoção e incentivo a pesquisas sobre o desenvolvimento e os usos de Cannabis
    Câmara aprovou projeto com emendas e subemendas (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Vereador Roberto Robaina.
    Vereador Roberto Robaina (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (08/05), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto de lei que institui a Política Municipal para Migrantes, Refugiados, Apátridas, Asilados Políticos e Vítimas, em situação migratória interna ou externa, de redução à condição análoga à de escravo e/ou de tráfico humano. A proposta é de autoria do vereador Roberto Robaina (PSOL). Além do projeto, os vereadores também aprovaram as emendas de 1 a 7, e as respectivas subemendas.

A política prevista no projeto busca garantir ao imigrante e a sua família o acesso a direitos fundamentais e sociais e aos serviços públicos garantidos na Constituição Federal e nos tratados internacionais dos quais o Brasil seja signatário; promover o respeito à diversidade e à interculturalidade; impedir violações de direitos; e fomentar a participação social e desenvolver ações coordenadas com a sociedade civil.

"O Rio Grande do Sul conta com 110 mil imigrantes, 35 mil só em Porto Alegre, que se tornou a morada de muitas pessoas oriundas de outros países. São pessoas que, em regra, necessitam de um maior suporte do Estado para terem acesso a políticas públicas", explica o vereador Robaina.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)