Homenagem

Proteção ambiental é um dos destaques em homenagem ao Dia do Gari

Professor Wambert Di Lorenzo agradeceu aos homens e mulheres que trabalham diariamente para manter a cidade limpa.

Dia do Gari foi comemorado pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
Dia do Gari foi comemorado pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Nessa segunda-feira (15/05), o vereador Professor Wambert Di Lorenzo participou da sessão em homenagem ao Dia do Gari, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Estavam presentes o Secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, e o Diretor Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Álvaro de Azevedo.

O professor prestou homenagem aos homens e mulheres que trabalham para manter nossa cidade limpa e nosso bem-estar físico e moral. Também, colocou-se à disposição como vereador e professor de Direito Ambiental na Universidade de Caxias do Sul, onde existe o primeiro curso de doutorado em direito ambiental do país.

Exatamente por ser professor de direito ambiental, o vereador tem profundo apreço por todos aqueles que se envolvem na proteção do meio ambiente que, em última análise, é uma defesa da pessoa humana. Cuidar da Terra é cuidar dos homens e mulheres que vivem em nosso planeta. E, nesse sentido, Porto Alegre tem um sério problema ambiental que se encontra junto à cabeceira da pista do aeroporto Salgado Filho: uma montanha de lixo donde correm duas sangas de chorume para o Rio Gravataí e deste para o Guaíba. Um sério problema ambiental que pode ser revertido em geração de energia para a nossa cidade.

Hoje, existem diversas formas de aproveitar o lixo como matéria-prima para produção de energia, de modo que a construção de aterros sanitários possa ser abandonada. Lucro para nossa cidade e para o planeta que deixamos. Ainda mais que, atualmente, é o único que nós temos. Se Porto Alegre quer crescer, é importante que repense não só o tratamento para com os garis, mas também em como cuida do seu lixo.