Covid-19

Reunião virtual recolhe propostas para enfrentamento da epidemia

Em encontro de mais de três horas, vereadores e vereadoras apresentaram sugestões e fizeram cobranças ao Executivo

Pórtico de entrada da Câmara Municipal. Fachada.
Pórtico de entrada da Câmara Municipal. Fachada. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os vereadores de Porto Alegre se reuniram de forma virtual nesta quinta-feira (2/4). No encontro, que teve mais de três horas de duração, os parlamentares apresentaram propostas e questionamentos sobre as ações de combate à epidemia do coronavírus na cidade.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Reginaldo Pujol (DEM), as sugestões e cobranças dos vereadores serão compiladas pela Mesa Diretora e enviadas ao Executivo. Pujol destacou o esforço que a Câmara e seus integrantes têm feito no sentido de auxiliar a cidade diante das dificuldades causadas pela Covid-19. "A complexidade do momento é significativa e até agora desconhecida por todos. Em 80 anos de vida não lembro de um momento tão crítico no país e no mundo", observou o presidente.

Pujol lembrou que amanhã (3/4) o comitê de crise instalado pelo Legislativo se reunirá com o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, também de forma virtual. Neste encontro, 15 parlamentares representando suas bancadas terão direito a apresentar questionamentos ao secretário. "Todos os demais, porém, poderão acompanhar a reunião, que será realizada pelo mesmo sistema utilizado hoje e igualmente terá transmissão da TV Câmara.

"Estamos fazendo o melhor que pode ser feito neste momento, mesmo sem as reuniões presenciais", enfatizou Pujol. Ele adiantou que na próxima semana ocorrerão mais duas reuniões virtuais como a desta quinta, com "todos os vereadores que quiserem participar".

Propostas e cobranças

Em seus discursos, os vereadores destacaram que o Legislativo está integrado aos esforços do município em minimizar os efeitos da epidemia em Porto Alegre. Lembraram que nesta semana a Câmara já repassou a primeira de cinco parcelas de R$ 2 milhões de seu orçamento para a Prefeitura. Elogiaram especialmente o trabalho dos servidores da saúde e da limpeza urbana, que "são fundamentais não só na prevenção contra a Covid-19 como também no tratamento dos doentes".

Houve cobrança de maior transparência do Executivo sobre as ações que estão sendo implementadas. Para os vereadores, é fundamental que a Prefeitura repasse à Câmara o máximo de informações para que o Legislativo possa contribuir ainda mais no combate à doença.

Entre as propostas apresentadas pelos vereadores estão a de reforço da infraestrutura de saúde, com a manutenção dos funcionários do Imesf e contratação de aprovados em concurso recente, e também um plano de auxílio econômico às pessoas carentes que perderam seu sustento por conta do isolamento social imposto pela epidemia. No caso da saúde, foi sugerida a reabertura do Hospital Parque Belém e a ampliação de atendimento no Hospital Beneficência Portuguesa. 

Em relação à economia, os parlamentares defenderam que o prefeito apresente um plano de retomada dos negócios hoje fechados na Capital. Além disso, sugeriram que o Executivo negocie com a União o repasse de verbas a serem usadas em socorro daqueles mais vulneráveis à crise econômica que se aproxima.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)