AGORA É LEI

Sancionada lei que inclui mês de valorização e defesa das pessoas com nanismo

Foto: Alex Rocha/PMPA
Foto: Alex Rocha/PMPA (Foto: Alex Rocha/PMPA)

O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta terça-feira, 25, o projeto de lei de autoria do vereador Alvoni Medina (REP) que inclui o Outubro Verde, mês de valorização e defesa das pessoas com nanismo, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A medida tem o objetivo de conscientizar a população e combater o preconceito contra pessoas que possuem o transtorno de crescimento. 

O dia 25 de outubro é um marco mundial na valorização de políticas públicas de inclusão e acessibilidade. Conforme Medina, é preciso valorizar a individualidade e capacidade intelectual destes cidadãos, inclusive com a busca da efetivação dos seus direitos. "O nanismo pode ser detectado ainda na gestação e a estimativa é que a cada 20 mil nascimentos, uma criança nasça com algum tipo de nanismo no Brasil, sendo assim, é extremamente importante que se inclua as demandas dessa parcela da população no debate público da Capital", afirmou.

Para o prefeito, é fundamental traduzir a lei em ações práticas que impactem diretamente na vida dos cidadãos. "A sanção é um passo importante, mas precisa vir para a parte prática. A conscientização é o primeiro caminho para a tomada de atitude que deve passar pelo poder público implementar ações que assegurem mais bem-estar e inclusão", acrescenta Melo. 

Texto

Orlando Moraes (com informações da PMPA)