Plenário

Sessão solene homenageia o 25º aniversário do Sindicâmara

Vereadores entregaram diploma a Renato Guimarães, do Sindicâmara Foto: Ederson Nunes
Vereadores entregaram diploma a Renato Guimarães, do Sindicâmara Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (21/10), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem aos 25 anos da fundação do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre (Sindicâmara), proposta pela Mesa Diretora e conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB). O Sindicâmara representa legalmente a categoria dos funcionários do Poder Legislativo Municipal e possui como principais objetivos defender os interesses da categoria e de seus associados.

“Os funcionários efetivos da Câmara são a mola propulsora desta Casa. No dia a dia, eles são nosso norte”, afirmou Garcia. De acordo com ele, a Câmara possui 261 servidores efetivos e os concursos e chamamentos ocorrem de acordo com as possibilidades. “Conforme o andamento do mandato, vamos aprendendo a acompanhar o andamento da Casa. Estou aqui há 18 anos, sei onde a maioria trabalha e atua. Sempre fui e continuo sendo bem recebido por todos os funcionários desta Casa”, afirmou.

Garcia também cogitou uma mudança de cultura em relação à aposentadoria. “O funcionário se aposenta, sai e parece que foi deletado do sistema”, disse. Conforme o presidente, seria importante que, cada vez que um funcionário se aposentasse, ocorresse uma homenagem como forma de agradecimento pelos serviços prestados e tempo de contribuição.

Sindicâmara

O presidente do Sindicâmara, Renato Guimarães de Oliveira, recebeu do presidente da Câmara, vereador Professor Garcia, um diploma alusivo em homenagem aos 25 anos do sindicato. “Neste 25° aniversário, todos nós estamos de parabéns. Nosso objetivo sempre foi o de garantir um ambiente saudável, potencializar o respeito e garantir que a democracia seja exercida como principal palavra de ordem”, afirmou Oliveira.

Em seu discurso, Oliveira lembrou do pioneirismo do sindicato. “Somos o sindicato número um dos mais de quinhentos que surgiram após a Constituição de 1988, o mais antigo de todos”, afirmou. Conforme Oliveira, nestes anos o sindicato alcançou sua maioridade. “O Sindicâmara conquistou as redes sociais, hoje, não dependemos só de estagiários, temos funcionários contratados e cargos de representação nacional. Da próxima vez que atentarem contra o direito dos servidores, não ficaremos só protestando nos gramados da Capital, temos colegas em todas as casas legislativas, possuímos comunicação, espirito político e funcionários ativos dentro da sociedade.”, afirmou.

Também estiveram presentes, na homenagem, os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Delegado Cleiton (PDT), Fernanda Melchionna (PSOL), Lourdes Sprenger (PMDB) e o representante do Conselho de Cidadãos Honorários, Salin Paulo.
 
Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)