Homenagem

Sindec é homenageado por seus 80 anos na Câmara

Vereador Clàudio Janta entregou diploma a Nilton Neco  Foto: Ederson Nunes
Vereador Clàudio Janta entregou diploma a Nilton Neco Foto: Ederson Nunes

A Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira (2/4), sessão solene destinada a assinalar a passagem dos 80 anos de fundação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec). A homenagem, proposta pelo vereador Clàudio Janta (PDT), ocorreu no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital, sob o comando do presidente da Casa, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT).

Ex-sindicalista, o prefeito José Fortunati participou do início da homenagem para destacar a sua relação forte com o movimento. “O Sindec faz diferença no sindicalismo de Porto Alegre ao ter um olhar que está além de suas legítimas causas corporativas”, disse, ao ressaltar o diálogo que mantém com outras entidades, com o poder público e com os próprios empresários na busca da qualificação do comércio da cidade.

Clàudio Janta destacou importantes lutas da categoria, como o auxílio-creche e o prêmio para o trabalho aos domingos e feriados. Falou do compromisso do sindicato com as causas maiores da população, como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário e finalizou afirmando sentir-se orgulhoso de, em nome da categoria, poder hoje representar o povo de Porto Alegre na Câmara. “Não esqueço nunca: eu sou um comerciário e estou vereador”, declarou.

Lutas passadas e presentes

Em nome do Sindec, o presidente da entidade, Nilton Neco, destacou o momento histórico de a categoria estar recebendo a homenagem na Câmara, “palco de muitos embates, como o que garantiu o Sábado Inglês e a regulamentação de leis de interesse direto ou indireto para a categoria, como o Plano Diretor”. Lembrou que o sindicato participa ativamente de pautas nacionais, no passado e recentes, como a regulamentação da jornada de oito horas diárias pelo então presidente Getúlio Vargas, e a regulamentação da profissão pela presidenta Dilma Rousseff. Disse também que o Sindec defende avanços para Porto Alegre, uma cidade de economia baseada no comércio e serviços, com o funcionamento 24 horas dos postos de saúde, a melhoria do transporte coletivo e da educação.

Neco conclamou os trabalhadores e os movimentos sociais, para que, “legitimamente”, participem dos debates travados no Legislativo da Capital e ressaltou que, apesar da histórica luta entre capital e trabalho, o Sindec não tem se furtado ao diálogo para produzir conquistas aos seus filiados, como no caso da recuperação do Centro com o combate ao comércio ilegal. “É claro que, na hora de distribuir o lucro, a briga pega; esse é o nosso papel no momento da convenção coletiva”, falou, citando o embate para que os empresários fossem além da reposição da inflação no dissídio. Neco finalizou afirmando que a categoria orgulha-se do trabalho do vereador Clàudio Janta e que sua eleição foi uma prova da força dos comerciários.

Representando o governador Tarso Genro, o secretário estadual do Gabinete de Prefeitos, Afonso Motta, afirmou que o Sindec está diretamente ligado às conquistas e progresso de Porto Alegre, o que repercute no desenvolvimento econômico do Estado. “Estamos nos aproximamos do pleno emprego e, se não tivemos o crescimento que seria fundamental ao povo brasileiro para uma melhor distribuição de renda, por certo temos uma visão política e de desenvolvimento econômico virtuoso voltado a garantir melhores condições de vida para os brasileiros”, destacou, ao reconhecer o trabalho do Sindec e a celebração da data.

Causas maiores

Ao encerrar a sessão solene, o presidente do Legislativo, vereador Dr. Thiago Duarte, salientou que interrompeu os atendimentos médicos que faz no "Grande Lami”, na Zona Sul da Capital, para presidir a sessão a pedido do vereador Janta. “Aqui estou em respeito ao Sindec, mas também a essa importante liderança que a categoria tem aqui nesta Casa. Sei da sensibilidade, emoção e o grande coração que tem, que acredita nos pequenos e nos mais humildes”, declarou Thiago, ao concluir lembrando que as causas maiores do Sindec, a luta por melhores condições de saúde, educação e lazer para a população também são as suas como parlamentar e cidadão. “Eu também sou médico e estou vereador”, finalizou.

Participaram da sessão, além dos oradores, o vice-prefeito Sebastião Melo, o representante da Força Sindical e presidente do Senalba, Antônio Johann, o diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Luiz Hamiltn Souza, o presidente eleito do Sindilojas, Paulo Cruzi, o presidente da Fetracos, Dionísio Masui, além dos vereadores Delegado Cleiton (PDT), João Carlos Nedel (PP), Idenir Cecchim (PMDB) e Pedro Ruas (PSOL).

História

A história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre começou em 1932, quando ainda era chamado Sindicato dos Auxiliares do Comércio de Porto Alegre. Nos anos que se seguiram, até próximo ao início do regime militar de 1964, quando a maior parte das entidades classistas sofreu com a imposição do silêncio, o Sindec se estruturou. Adquiriu em 1936 a sua primeira sede própria, na esquina da Andradas com a Vigário José Inácio, e investiu na formação técnica dos comerciários.

As duas principais mobilizações foram, em 1936, quando a aprovação de lei municipal estabeleceu o fechamento do comércio aos feriados, e no final da década de 1970, em que uma paralisação histórica de 48 horas fechou o comércio e lotou o Ginásio Gigantinho de profissionais insatisfeitos com suas condições de trabalho. Atualmente o Sindec representa mais de 95 mil comerciários em Porto Alegre.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)