Plenário

Trensurb expõe planos para Linha 2 do metrô

Plano de expansão do Trensurb foi apresentado aos vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso
Plano de expansão do Trensurb foi apresentado aos vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara de vereadores de Porto Alegre recebeu, nesta quinta-feira (19/3), em sua primeira sessão ordinária após alteração do Regimento Interno, representantes da Trensurb, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Secretaria de Gestão e Acompanhamento Estratégico para discutir o tema da implantação da linha 2 do metrô na Capital.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, fez um breve histórico do planejamento da Linha 2, lembrando seminários feitos na Câmara sobre o tema. Kasper explicou que a primeira fase da Linha 2, chamada de Linha Copa, foi reforçada após o anúncio de que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil, tendo 22,8 quilômetros de extensão, 19 estações e adequação à rede estrutural de ônibus.

A conclusão da obra, que deverá ter 44 trens de quatro compartimentos cada, com capacidade para 760 passageiros, está prevista para 2013. O início será no Centro, passando pelas avenidas Borges de Medeiros, Azenha, Bento Gonçalves, Agronomia, Estrada João de Oliveira Remião e Avenida Manoel Elias. Segundo Kasper, serão necessários R$ 3 bilhões para viabilizar a primeira fase.

O projeto completo da Linha 2 do metrô, conforme o superintendente, é de uma rede circular de metrô com 37,4 quilômetros, que contará com 31 estações e atenderá 32 bairros, totalizando 13 municípios da Região Metropolitana, universidades, escolas, hospitais e shoppings. A previsão é de que, em 2023, o metrô atenda 400 mil passageiros por dia. "Precisamos da definição se Porto Alegre vai integrar a Copa, pois é uma condição para buscar investimentos", avaliou.

Além de Kasper, compareceram à apresentação o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna; Marco Kapel Ribeiro, representante da Secretaria de Gestão e Acompanhamento Estratégico; o diretor de Operações da Trensurb, Paulo Amaral; e o gerente de Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Emílio Merino.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Ouça:
Obra do metrô em Porto Alegre começa em 2010