Memorial

20 anos da queda do Muro de Berlim é tema de exposição

Mostra retrata a história recente da Alemanha Foto:
Mostra retrata a história recente da Alemanha Foto:
A Câmara Municipal de Porto Alegre está apresentando a exposição Da revolução pacifica à unidade alemã. Composta por 20 banners, a mostra retrata a história recente da Alemanha, desde a queda do Muro de Berlim à reunificação. A exposição, parceria do Memorial da Câmara com o Consulado Alemão em Porto Alegre, assinala os dois grandes jubileus em 2009: a promulgação da Lei Fundamental – com a qual nascia a República Federal da Alemanha, há 60 anos; e o 20º aniversário da Queda do Muro de Berlim, a ser comemorado em novembro.
 
Para Jorge Barcellos, coordenador do Memorial, o tema é da maior importância. "O período de tempo abordado pela exposição traz transformações fundamentais para a história recente. Engloba a reviravolta histórica, desde o milagre econômico na Alemanha do pós-guerra até o final da Guerra Fria, no ano de 1989, e que trouxe repercussões importantes na historia mundial."
 
Estas décadas, nas quais a jovem República Federal da Alemanha aliou-se às democracias ocidentais, é mostrada pela exposição, resgatando a participação do movimento estudantil, que transformou de forma duradoura a cultura política e a sociedade europeias. A exposição mostra uma Berlim criativa e cheia de vida. Berlim é a capital da Alemanha unificada, 20 anos após a queda do Muro. Quase não se pode notar hoje mais o local por onde passava o muro que dividia a cidade.
 
A exposição retrata em imagens preciosas este passado, como no bairro Berlin-Mitte. Também há imagens do Checkpoint Charlie, o mais conhecido posto de fronteira, onde o Museu do Muro informa sobre a divisão de Berlim. Ou na Rota do Muro de Berlim, que faz o percurso da antiga linha fronteiriça. Para os pensadores alemães, a chamada “virada” é um tema com muitas facetas. A revolução pacífica e a unidade alemã são temas em torno dos quais surgem recordações vivas, romances trágicos e grandes visões panorâmicas.
 
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)