Sessão Solene

Abamf faz 50 anos e recebe comenda Porto do Sol

Ruas, Lima e Zacher na entrega da distinção Foto: Felipe Dalla Valle
Ruas, Lima e Zacher na entrega da distinção Foto: Felipe Dalla Valle
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (20/4) a comenda Porto do Sol para a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar (Abamf). A distinção foi proposta pelo vereador Pedro Ruas (PSOL) e entregue ao presidente da Abamf, Leonel Lucas Lima, durante Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha. A Abamf completou 50 anos de fundação no último dia 15 de abril. 

Ruas destacou a capacidade de enfrentamento democrático praticado pela associação ao longo dos tempos. "As lutas que a Abamf chama para si fazem toda a diferença", observou, lembrando que é a segunda maior entidade de servidores do Estado, com 12 mil associados.  "É um trabalho que orgulha toda a sociedade gaúcha", afirmou Ruas, ressaltando que a distinção dada à entidade é a primeira comenda proposta pelo PSOL na história de Porto Alegre.

Além do trabalho em busca de melhorias na profissão, Ruas ressaltou a importância da ação da Abamf na vida dos brigadianos quando não estão fardados. "Para muitos cabos e soldados e suas famílias, a sede social é o único local de lazer que possuem. É a única oportunidade que têm de frequentar uma piscina. E isso faz diferença na vida dos brigadianos e de suas famílias."

Luta por melhores salários

Lima lembrou da coragem daqueles dez brigadianos que, em 1962, no porão do QG, decidiram formar o então clube de cabos e soldados, embrião da atual Abamf. "Foi um clube de lazer até 1988, quando iniciou sua atuação em prol de melhorias profissionais para a categoria. De lá para cá, mudamos o plano de carreira e melhoramos as condições de trabalho dos brigadianos. Mas ainda falta muito a avançar", disse Lima.

O presidente da Abramf observou que a verticalidade, retirada no governo Collares, foi resgatada este ano. "Porém, ainda precisamos melhorar os índices de reajuste propostos pelo governo até 2014. Não podemos esquecer que voltamos a ter o pior salário entre as polícias militares do país." Lima defendeu ainda mais incentivos do poder público para construção e aquisição de moradias aos policiais militares. "Nossa entidade é de lutas. Nunca recuamos e não será agora que recuaremos."

História 

A Abamf foi fundada em 15 de abril de 1962. É uma sociedade civil, representativa, beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos. Hoje, além da sede estadual, na Avenida Veiga, 223, em Porto Alegre, a Abamf possui 15 sedes regionais. Criada inicialmente para ser opção de lazer a cabos e soldados da BM, atualmente a entidade trabalha pela valorização profissional da categoria, lutando por salários dignos aos brigadianos. A associação também realiza festas para os associados e disponibiliza os salões da sede social para confraternizações, além de oferecer cursos de desenvolvimento em informática e música e dispor de academia de ginástica no local. No verão, as piscinas da Abamf funcionam em dias úteis e fins de semana.

A sessão foi dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Zacher (PDT), e teve as presenças também dos vereadores Toni Proença (PPL) e Sebastião Melo (PMDB).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)