Sessão Solene

Airton Pavilhão é Cidadão Emérito de Porto Alegre

Tarciso entrega o diploma de Cidadão ao homenageado Foto: Elson Sempé Pedroso
Tarciso entrega o diploma de Cidadão ao homenageado Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal entregou hoje (15/12) o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ex-jogador de futebol Airton Ferreira da Silva. A homenagem foi proposta pelo vereador e também ex-jogador Tarciso Flecha Negra (PDT). A cerimônia ocorreu no Plenário Otávio Rocha.

Ex-atleta do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, o homenageado ficou conhecido no mundo esportivo como Airton “Pavilhão”. Nasceu na Capital gaúcha em 1934 e é considerado até hoje pela crítica esportiva o melhor zagueiro de todos os tempos do Grêmio, clube onde jogou por 13 anos. O apelido "Pavilhão" surgiu quando, ao comprá-lo, o Grêmio pagou parte do valor do passe do atleta com um pavilhão de madeira. Em 2007, o Grêmio lhe fez uma homenagem, com a inauguração das arquibancadas do Centro de Treinamento de Eldorado do Sul com o nome de Pavilhão Airton Ferreira da Silva. Hoje aposentado, aos 74 anos de idade, ainda mantém a proximidade com o clube, pois reside exatamente em frente ao estádio Olímpico.

Tarciso disse que falar de Airton é muito fácil, pois se trata de um homem e um atleta de trajetória brilhante, que conquistou a admiração de várias gerações de torcedores. O vereador lembrou que Pavilhão participou de mais de 700 partidas e ajudou o Grêmio a conquistar 11 títulos. "Era um defensor de técnica apurada e que jamais usava de violência." A história do homem Airton, acrescentou Tarciso, é igualmente bonita. "É uma pessoa amiga e solidária. Quando mais precisei, ele me estendeu a mão. Que Deus o ilumine e lhe dê paz e saúde."

Airton agradeceu a todos os vereadores que se manifestaram na cerimônia, em especial a Tarciso, que propôs a homenagem. "Foi muito fácil ser um bom zagueiro, pois um time que tinha Joãozinho, Alcindo e Volmir não perdia jogo nenhum." Airton agradeceu ainda aos ex-colegas de clube que prestigiaram a entrega do título.

A sessão foi presidida pelo vereador Luiz Braz (PSDB). Os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Alceu Brasinha (PTB), Valter Nagelstein (PMDB), Ervino Besson (PDT), João Pancinha (PMDB), Pedro Ruas (PSOL), João Carlos Nedel (PP), Toni Proença (PPS) e Airto Ferronato (PSB) também prestigiaram a homenagem, que reuniu ainda o ex-presidente do Grêmio e atual secretário estadual da Copa, Paulo Odone, amigos, ex-colegas de profissão e familiares de Airton Ferreira da Silva.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Veja aqui o currículo de Airton Ferreira da Silva