Tribuna Popular

Amada Helena destaca necessidade de apoio ao luto parental

Entidade desenvolve ações de acolhimento a pais e mães em luto

  • Apresentação da ONG Amada Helena. Na foto: Senhora Tatiana Maffini, presidente.
    Tatiana, na tribuna, destacou necessidade de apoio para pais e mães que perderam filhos (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Exposição Mães de Anjo
    Mães de Anjos está instalada no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Na sessão ordinária desta quinta-feira (9/5), no período de Tribuna Popular, a fundadora e presidente da Organização Não Governamental (ONG) Amada Helena, Tatiana Maffini, apresentou a instituição à Câmara Municipal de Porto Alegre. Criada em 2013, a entidade tem seu nome em memória à filha de Tatiana que, em 2012, com apenas 17 dias de vida e depois de 12 horas de espera, perdeu a vida pela falta de acesso a um leito de UTI Neonatal. “A Amada Helena apoia pais e mães que perderam seus filhos”, salientou a oradora.

Na oportunidade, Tatiana destacou ao plenário uma das intenções da organização: tratar o luto parental na sociedade. Sobre isso, foi apresentado um vídeo de pais (homens), aos vereadores e vereadoras da Casa, dando o testemunho do impacto dos seus sonhos desfeitos após perderem seus filhos.

Segundo a mãe de Helena, os números de mortes, no Rio Grande do Sul, são expressivos. “A perda de crianças e adolescentes, de zero a 19 anos, afeta quase 17 mil familiares. Destes, oito mil só na região metropolitana”, mencionou Tatiana ao responder o seguinte questionamento: “Por que é importante falar da morte?. Porque, depois da perda, algumas áreas são impactadas na sociedade”, explicou. Ela citou problemas com drogas vivenciado pelas famílias em luto, o abandono de outros filhos, o aumento dos divórcios, a depressão e o afastamento do mercado de trabalho. 

Com uma sede na Capital, localizada na rua Tiradentes, no bairro Independência, de acordo com a presidente, a organização realiza duas formas de trabalho. O primeiro, de transformação, com a proposta de transformar o luto na sociedade. Já o segundo, nomeado de “reviver”, tem o propósito de dar acolhimento aos pais em luto. Para finalizar, Tatiana enfatizou: “buscamos superar a tristeza, ter esperanças e seguir a vida”. 

Exposição

“Nós da ONG Amada Helena queremos trazer os mitos, clichês e estigmas da perda e do sofrimento, do luto, da escuridão, da indiferença, para a luz da compreensão”, destaca o banner de abertura da exposição Mães de Anjo, disponível até 13 de maio, no espaço T Cultural - segundo andar -, da Câmara Municipal. A mostra fotográfica apresenta seis mulheres (mães), em luto, a partir de 14 retratos em preto e branco, que, nas palavras desse banner inicial, “decidiram mostrar para todos sua dor de forma inédita e fazer disso uma nova batalha”. 

A exposição é aberta ao público em geral, das 8h30 às 18h. O Legislativo está localizado na avenida Loureiro da Silva, n. 255, bairro Centro Histórico da Capital. 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)