Plenário

Aprovado registro de espera em atendimentos pelo SUS

  • Presidente Cassio Trogildo participa da solenidade de entrega do primeiro posto de saúde com horário estendido a funcionar na Capital, a UBS São Carlos.
    Usuários deverão ter senha impressa durante espera por atendimento (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Jessé Sangalli.
    Vereador Jessé Sangalli (Cidadania) é o proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em votação simbólica nesta quinta-feira (15/7), em sessão extraordinária, projeto de lei n° 049/21, de autoria do vereador Jessé Sangalli (Cidadania), que institui o sistema de impressão local de senha para registro do tempo de espera de atendimento nas Unidades de Saúde (US) da Capital, que atendam, exclusiva ou parcialmente, ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa tem por objetivo dar mais transparência e verificação do tempo de espera nos atendimentos nas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), através de sistema de senhas. “Similar ao já utilizado com sucesso por instituições financeiras”, considera o autor. A proposição prevê que a senha deverá conter: código alfanumérico único diário; identificação completa da US, data e horário da emissão; e espaço para preenchimento manual dos horários de realização da triagem e do atendimento.

Durante a votação, foi aprovada também a Emenda nº 01, definindo a medida como implementação do sistema de verificação e indicando que o preenchimento das informações seja feito pelo profissional de saúde da Unidade.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:senhaSUS