Presidência

Arte da Capoeira é ensinada na Escola Loureiro da Silva

Sofia conheceu iniciativa pedagógica Foto: Jonathan Heckler
Sofia conheceu iniciativa pedagógica Foto: Jonathan Heckler
Ela é considerada um jogo, uma dança, uma arte, uma brincadeira, até uma luta. A Capoeira é o resultado da fusão de culturas africanas, no Brasil, devido à necessidade de libertação da situação de escravidão em que se encontravam os negros. E na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, bairro Cristal, ela é oferecida aos alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade por meio do projeto Capoeira da Escola desde 1998. “A finalidade é criar um espaço de aprendizado e convivência, proporcionando a integração social, o cultivo e a valorização das tradições afro-brasileiras e seus valores civilizatórios, buscando o desenvolvimento da consciência de cidadania e de qualidade de vida”. Quem explica é o professor de Educação Física e mestre em Capoeira Carson Siega. Para contar essa história, a escola recebeu nesta quarta-feira (23/11) a Caravana das Boas Práticas Pedagógicas da Câmara Municipal de Porto Alegre.

De acordo com Siega, o projeto propõe o ensino da Capoeira e outras manifestações da cultura afro-brasileira (maculelê, samba de roda, puxada de rede, entre outras), visando a um trabalho educativo plenamente integrado ao ambiente escolar. Funciona às segundas-feiras, pela manhã; às quintas e sextas-feiras, à tarde. Às vezes, também há atividades aos sábados. Os participantes, de seis a 17 anos, têm regras a seguir como não faltar às aulas, não brigar, ouvir com atenção e respeitar o próximo.  “O viés da nossa Capoeira é o desportivo, o lúdico, e não o de luta. E a gente percebe que ela melhora as atitudes de comportamento e o rendimento escolar dos alunos”.

O professor esclareceu que o Capoeira da Escola integra o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição. Atualmente, são 50 frequentadores assíduos e mais os eventuais. “Muitos vêm seguidamente para matar as saudades dos bons tempos de escola e fazer relatos dos benefícios que obtiveram em suas vidas, através da prática e pelos ensinamentos da Capoeira”, contou Siega.

Os integrantes já fizeram várias apresentações em eventos das redes de ensino municipal, estadual e outras, além do evento de dois dias que ocorre todos os anos na própria escola – o Campeonato Escolar de Capoeira e o Batizado e Troca de Graduações. “Todas essas ações deram visibilidade ao projeto e fizeram com que o mesmo se tornasse uma referência neste tipo de trabalho dentro da Rede Municipal de Ensino”, relatou Siega.

“O trabalho desenvolvido na escola é de uma riqueza que não tem par”, afirmou a presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT). Segundo ela,é um trabalho de resgate da cultura afro-descendente. “Por meio dele, os alunos se identificam, têm a sensação de pertencimento à escola, à comunidade, a esse universo. A Capoeira tem um papel de resistência e é um instrumento de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”.

Darlene Silveira (reg.prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência