Cedecondh

Aterro Zona Norte apresenta melhorias

Vereadores conferiram melhorias no Aterro Zona Norte Foto: Camila Domingues
Vereadores conferiram melhorias no Aterro Zona Norte Foto: Camila Domingues

A construção de um refeitório e o cercamento da Unidade de Triagem (UT) da Associação dos Recicladores de Resíduos da Zona Norte foram algumas das prioridades apontadas pela entidade durante visita da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), nesta terça-feira (19/5) à tarde. Os vereadores trataram deste tema no dia 5 deste mês, quando compareceram ao local para verificar as condições de trabalho. No primeiro encontro, a associação não compareceu à reunião.

Cláudio Barreto, presidente da associação, relatou aos vereadores que houve melhora das condições de trabalho no local, como reforma no banheiro e retirada de lixo acumulado em frente ao prédio, mas destaca que outras melhorias são necessárias. “Precisamos de um refeitório, pois nosso galpão é pequeno. Também queremos cercar o local, pois há furto de materiais de qualidade que teriam bom valor de mercado”, argumenta. Barreto informou que a entidade possui R$ 5 mil em caixa, mas o valor não cobriria todas as demandas que o local apresenta. “Para ter um lugar organizado temos que cercar”, alega ele.

De acordo com o presidente, muitos recicladores desistiram deste trabalho em razão do baixo preço pago pelo material no mercado em virtude da crise. Barreto alega que a situação melhorou um pouco, e que, atualmente, 33 pessoas trabalham na UT. “Melhorou um pouco”, disse. A entidade também solicita que seja fechado ou canalizado um valo ao redor do galpão de reciclagem da Zona Norte.

Iniciativas

A presidente da Cedecondh, vereadora Juliana Brizola (PDT), destacou que reivindicações tratadas na primeira reunião já foram solucionadas pela prefeitura. “São melhoras significativas, como a no banheiro e a retirada do lixo”, destaca. Ao mesmo tempo, Juliana argumenta que são justas as propostas de um refeitório e o cercamento do local. “Vamos encaminhar à Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) soluções para o problema da tela. Temos, também, que otimizar o dinheiro que está na conta da entidade”, colocou.

Para Toni Proença (PPS), as iniciativas de melhorias no local devem ser coordenadas pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). “Já há um comprometimentos de órgãos da prefeitura que mostram melhorias visíveis”, avaliou. Ele avaliou que serão necessários esforços em conjunto para cobrir as despesas no local e destacou que a Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e o DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) poderão contribuir. “Temos que melhorar a qualidade de vida destes trabalhadores.”

Também estiveram presentes à visita os vereadores Ervino Besson (PDT) e Fernanda Melchionna (PSOL), que fez o requerimento das reuniões à Cedecondh.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

Ouça:
Recicladores pedem refeitório e cerca para galpão