PRESIDÊNCIA

Bins Ely participa de encontro com ministro do Trabalho na Cootravipa

Presidente Márcio Bins Ely participa de almoço comemorativo na sede da Cootravipa. Na foto, com o ministro Onix Lorenzoni e membros da diretoria da cooperativa
Bins Ely e Lorenzoni estiveram na Cootravipa (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nesta quinta-feira (28 /10), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), esteve na recepção organizada pela Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) ao ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni. Ambos foram recebidos pela presidente da Cooperativa, Imanjara Marques de Paula. O encontro aconteceu na sede social da entidade, na zona sul da Capital.

Na ocasião, Bins Ely, que também é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo ao Cooperativismo do Legislativo municipal, disse que “a presença do ministro do Trabalho reforça a importância do setor cooperativo, que é uma força de trabalho que emprega muita gente”. Ele também ressaltou que a Cootravipa é exemplo de prestação de bons serviços para a Capital. “A gente sabe que existem restrições à participação das cooperativas em alguns editais e estamos aqui para apoiar e respaldar o trabalho que já vem sendo feito”.

Após a explanação sobre a história e ações da Cooperativa, o ministro Onyx Lorenzoni salientou que a geração de emprego e renda é fundamental para o presente e futuro do Brasil. “Conheci as dificuldades que a Cootravipa vivencia, pela incompreensão da burocracia e ação indevida de órgãos do Estado". Lorenzoni disse também que se comprometeu de levar a representação da cooperativa e da Federação das Cooperativas do Rio Grande do Sul para Brasília, “para apresentar a estrutura de transformação de vidas e criação de oportunidades”. Ele falou também que “espera, em breve, anunciar boas notícias ao movimento cooperativista, principalmente às cooperativas de trabalho, importantes neste momento de retomada, pós pandemia”.

A presidente da Cootravipa, Imanjara de Paula, ressaltou a importância do canal de comunicação que foi aberto direto com Brasília com a visita do ministro do Trabalho. “Nós precisamos cada vez mais de aliados e nada como unir forças em prol do cooperativismo, neste momento de crise nacional, em que é preciso resgatar o trabalho e a dignidade das pessoas através desta organização chamada cooperativismo”. Imanjara ratificou que está sendo agendado, para este ano, encontro em Brasília para estreitar relações com o ministério, e que "haverá oportunidade de falar sobre o cooperativismo de trabalho e das demandas da Cootravipa e das demais cooperativas”. 

Também estiveram presentes no evento, autoridades e representantes de diversas cooperativas, como Ocergs, e dos setores de crédito, transporte, habitacional e da área da saúde.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)