Presidência

Câmara apóia Capital para sede de evento de tecnologia

Reunião Pró-CEBIT foi realizada na sede do Legislativo porto-alegrense Foto: Kaiser Konrad
Reunião Pró-CEBIT foi realizada na sede do Legislativo porto-alegrense Foto: Kaiser Konrad
A Câmara Municipal vai apoiar de todas as maneiras a indicação de Porto Alegre como sede da Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicação, Sofware e Serviços (CeBIT) para a América Latina, cuja sede é Hannover, na Alemanha. A posição foi ratificada esta manhã pelo presidente do Legislativo, vereador Sebastião Melo (PMDB), e pelos vereadores Carlos Comassetto (PT) e Newton Braga Rosa (PP), durante reunião do comitê que trabalha pela definição da Capital gaúcha para sediar o evento.

Melo destacou que a tecnologia da informação é fundamental para planejar o futuro da cidade. "Esse, hoje, é um dos eixos fundamentais para desenvolver projetos de planejamento e melhorar a vida das pessoas", afirmou.

Comassetto lembrou ser preciso identificar tendências e aproveitar na plenitude instrumentos que a Capital e a Região Metropolitana dispõe. "Temos o Ceitec e o Tecnopuc como ferramentas valiosas e que servirão de atração desta feria de repercussão mundial".

Braga Rosa enfatizou o aumento da venda de computadores de uso pessoal no país, hoje no quinto lugar em volume de comercialização. "É preciso explorar este potencial e um evento desta magnitude seria fundamental para o setor", acredita o parlamentar.

O presidente da SoftSul, José Antônio Antonioni, fez um histórico do trabalho do comitê que busca a escolha de Porto Alegre como sede do CeBIT na América Latina. Afirmou que o comitê irá a Hannover, de 4 a 9 de março, onde fará relato à comissão que definirá o país-sede. "Existe uma grande mobilização de todo o setor e certamente teremos um defecho favorável à escolha do Rio Grande do Sul", acredita.

Participaram da reunião desta manhã, no Salão Nobre da Presidência da Câmara Municipal, representantes de diversas entidades, como Fiergs, Procempa e SoftWul, entre outras. 
 
Gilberto Jasper (reg. profis. 4152)