HOMENAGEM

Câmara concede Comenda Porto do Sol a Lucia Campos Pellanda

  • Homenagem à senhora Lúcia Campo Pelanda, reitora da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
    Homenagem à senhora Lúcia Campo Pelanda, reitora da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Homenagem à senhora Lúcia Campo Pelanda, reitora da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
    Homenagem à senhora Lúcia Campo Pelanda, reitora da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na tarde desta segunda-feira (27/02), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol à reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Campos Pellanda. A homenagem foi de autoria do vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB).

Culau destacou os esforços realizados pela UFCSPA durante a pandemia de Covid-19, como a ampliação da testagem, a distribuição de álcool em gel e o atendimento à demanda crescente. Conforme o vereador, em um momento marcado pelo obscurantismo, a reitora foi voz importante na defesa da vacina como a solução efetiva e eficaz no enfrentamento à pandemia. “Hoje, nós prestamos um agradecimento e um reconhecimento que é coletivo. Um agradecimento da luta em defesa da educação, num momento em que a educação foi tratada como balbúrdia. E também pela defesa da vida diante de um projeto de morte”, salientou o parlamentar.

A homenageada agradeceu e falou sobre o trabalho da Universidade durante a pandemia. Segundo Lucia, foi um período de desafios, dúvidas e tristeza, mas também de descoberta de recursos, de resiliência e força. De trabalho intenso e de reafirmação do compromisso com a saúde e com a educação.

Para a reitora, as universidades são fundamentais ao desenvolvimento do país, à produção de ciência e diálogo com a sociedade. “Quanto maior o desenvolvimento humano e tecnológico do país, mais soluções para os nossos principais desafios. Mais qualidade de vida, mais atração de investimentos, é um círculo vicioso. Educação não é gasto, educação é investimento”, enfatizou.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)