Presidência

Câmara deve criar ferramenta online para debater os temas da cidade

Dr. Thiago (d) falou sobre projeto de participação online Foto: Tonico Alvares
Dr. Thiago (d) falou sobre projeto de participação online Foto: Tonico Alvares

A Câmara Municipal de Porto Alegre irá ampliar o debate sobre as políticas públicas desenvolvidas para a cidade a partir de uma ferramenta inovadora, permitindo que os cidadãos participem por meio eletrônico de debates, co-criação de projetos e apresentação de sugestões de ações para as mais diversas áreas. A iniciativa foi anunciada em primeira mão pelo presidente do Legislativo da Capital, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), em palestra realizada nesta quarta-feira (31/7), para integrantes da Associação dos Amigos do Bairro Anchieta (Adaba), no Hotel Deville, e faz parte do projeto de gestão para o segundo semestre de 2013 do Parlamento.

De acordo com Thiago, a medida, ainda na fase inicial de estudos, visa a criar canais modernos de aproximação da sociedade ao trabalho desenvolvido pelos vereadores da capital gaúcha. “Não estamos buscando com isso o enfraquecimento da atividade parlamentar, mas sim permitir que o cidadão, especialmente os trabalhadores, estudantes ou moradores da periferia da cidade, aqueles que têm dificuldade de estar presente ao dia-a-dia das atividades desenvolvidas no Palácio Aloísio Filho, possa ter meios de interagir com a Câmara, seja criticando ou propondo sugestões, que poderão ser ou não acatadas durante a tramitação e votações das matérias”, esclareceu. O presidente destacou que, nos próximos 40 dias, um pré-projeto deverá ser apresentado para o debate com a sociedade em um evento que pretende discutir “Política e Democracia”, em parceria com o Executivo e a plataforma Porto Alegre CC.

Dr. Thiago também ressaltou o avanço para a transparência das inúmeras atividades do Legislativo a partir da transmissão em canal aberto pela TV Câmara. O projeto faz parte de um convênio firmado com a Câmara Federal e permite que o trabalho em plenário, das comissões permanentes e demais ações desenvolvidas, possa ser visto por um público de aproximadamente três milhões de pessoas. Além de Porto Alegre, o sinal chega às cidades da Região Metropolitana. Presente ao encontro, o vereador Idenir Cecchim (PMDB), que é associado à Adaba, destacou o trabalho do presidente Dr. Thiago à frente do Legislativo.

Texto: Milton Gerson (reg.prof.6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)