Solene

Câmara homenageia 50 anos da Rádio Guaíba

João Dib, ao microfone, foi o proponente da homenagem  Foto: Elson Sempé Pedroso
João Dib, ao microfone, foi o proponente da homenagem Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta terça-feira (24/4) sessão solene para homenagear os 50 anos da Rádio Guaíba AM, por proposição do vereador João Antonio Dib (PP). O parlamentar lembrou que a emissora porto-alegrense entrou no ar às 12 horas do dia 30 de abril de 1957. "Desde o seu início, o noticiário que mais se destacou foi o Correspondente Renner, uma marca registrada da emissora.” Em nome da Rádio Guaíba, o jornalista Amir Domingues confessou que se sentia sensibilizado pela homenagem e ressaltou que trabalha na emissora desde sua fundação.

Em 1958, a Guaíba avançou no campo internacional, sendo a primeira a emissora a transmitir de Estocolmo, na Suécia, a sexta Copa do Mundo com exclusividade para o Sul do País. Nesse mesmo ano, o departamento de jornalismo mostrou mais uma vez sua eficiência, informando o resultado das eleições idêntico ao do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), confirmando Leonel Brizola para o Governo do Estado. Pela Guaíba AM passaram grandes nomes como Jorge Alberto Mendes Ribeiro, Flávio Alcaraz Gomes, Amir Domingues, Milton Jung, Armando Burd, Lasier Martins e Lauro Quadros, que marcaram significativamente a programação da Rádio.

Neste ano, o grupo Caldas Júnior foi adquirido pela Rede Record, que promete investir em jornalismo 24 horas. Foi o que garantiu o novo diretor-geral da Guaíba AM 720, Alexandre Calderon, ao agradecer a homenagem prestada pela Câmara Municipal. Pelas suas bancadas manifestaram-se os vereadores Haroldo de Souza (PMDB), Dr. Goulart  (PTB), Professor Garcia (PPS), Adeli Sell (PT), Neuza Canabarro (PDT), Luiz Braz (PSDB) e Almerindo Filho (PSL).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)