Plenário

Câmara homenageia Dia do Gari

  • Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Gari.
    Câmara fez ato de reconhecimento ao importante trabalho desempenhado pelos garis da Cootravipa na cidade (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Gari. Vereador André Carús.
    Vereador André Carús (MDB) foi o proponente da homenagem (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O transcurso do Dia do Gari, comemorado no dia 16 de maio, foi tema do período de Comunicações na sessão ordinária desta quinta-feira (16/5). Com o objetivo de homenagear profissionais responsáveis pelo serviço de limpeza urbana, a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu representantes da Secretaria de Serviços Urbanos e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Cootravipa para destacar a importância do trabalho realizado por estes trabalhadores.

Proponente da homenagem, o vereador André Carús (MDB) observou que, "para algumas pessoas da cidade eles (os garis) são invisíveis, mas eles são uma categoria fundamental para que mantenham um padrão de limpeza". Ele destacou o papel exercido pela Cootravipa e ressaltou que, todos os dias, nos deparamos com esses profissionais realizando algum tipo de serviço. "E sempre acompanhados de uma equipe competente que prima por fazer um serviço excelente."

Carús ainda destacou que todos os garis devem se sentir valorizados pela ação social que realizam, pois muitos estão tendo oportunidade de uma inserção social através do trabalho. “Esse é um programa social e uma bela oportunidade a esses trabalhadores. Sou um cidadão consciente de que esta cidade precisa de pessoas como vocês e todo ano me sinto na obrigação moral de fazer uma homenagem como essa.”

Vereadores

O vereador Valter Nagelstein (MDB) ressaltou que, para ele, a homenagem significa um agradecimento da população de Porto Alegre aos garis. “O asseio e a manutenção da nossa cidade – do valão no Sarandi à Vila Mario Quintana -, onde há um foco de lixo tem o pessoal da Cootravipa trabalhando. Temos que agradecer todos os dias a esses profissionais.”

Já Cassiá Carpes (PP) disse que esse momento é um reconhecimento da Cidade. “Nós, vereadores, representamos toda a Cidade“, falou, ressaltando ainda que os garis também são formadores de opinião. “Fazem um belíssimo trabalho mostrando que não se pode colocar lixo no chão.”

Para Adeli Sell (PT), não basta que o dia esteja no calendário. “Hoje, 16 de maio, é dia de discutir as condições e a importância destes profissionais na vida da Cidade”, ressaltou Adeli, dizendo que é preciso debater a reciclagem e os cuidados com os resíduos. “Não observamos essa questão como deveríamos.”

Engenheiro Comasseto (PT) disse que a homenagem era um momento importante para a Porto Alegre. “Não pode ser só um dia de comemoração, pois cidade que se preze deve reconhecer o valor de um gari, tem que comemorar todos os dias”, disse o vereador, lembrando que o serviço dos garis só é reconhecido quando não é realizado. “Quando o lixo fica, sem ser recolhido, é que as pessoas se dão conta da importância desse trabalho.”

Cootravipa

A diretora presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula, lembrou que 2019 é um ano especial para a cooperativa porque marca os 35 anos de sua fundação. "É motivo de grande orgulho partilhar isso com a cidade. Somos referência de cooperativa de trabalho no país, com dois mil associados ativos", observou Imanjara.

A diretora ressaltou a importância do cooperativismo como opção de trabalho e renda num país com alto índice de desemprego. Lamentou, porém, que ainda exista preconceito com as cooperativas de trabalho. "O cooperativismo não precisa de assistencialismo. Queremos continuar oferecendo trabalho e renda para quem não tem oportunidade em outros lugares", disse Imanjara.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:CootravipareciclagemDMLUgaris