Sessão Solene

Câmara homenageia loja maçônica Mahatma Gandhi

Outorga do Diploma de Honra ao Mérito à Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mahatma Gandhi.
Solenidade de entrega do diploma ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonado Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (7/3) o diploma de Honra ao Mérito à loja maçônica Mahatma Gandhi. A cerimônia de entrega da homenagem, proposta pelo vereador Edson CT (Solidariedade), ocorreu em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha.

Em sua fala, Edson CT destacou os trabalhos prestados à sociedade que a loja fez para a sociedade civil e que, por muitas vezes, não são reconhecidos. “É muito difícil chegar ao que realmente uma loja maçônica faz de benevolência de trabalhos prestados à sociedade, porque, muitas vezes, é silencioso. Esse silêncio, na verdade, se dá por tudo aquilo que a gente acredita para ser um bom ser humano: não precisa ficar mostrando o que a mão direita dá, a mão esquerda não precisa ficar sabendo”, destacou.

Gabriel Labarba, fundador e ex-venerável da loja, se emocionou com a homenagem e relembrou o árduo trabalho que seus irmãos maçons prestaram nas últimas décadas atuando na comunidade porto-alegrense, sempre seguindo os ensinamentos de Gandhi. “No ano em que comemoramos nossos vinte anos de existência, entendemos que a verdadeira caridade vai muito além de simplesmente dar dinheiro ou recursos materiais. Envolve oferecer tempo, habilidades e compaixão para ajudar a aliviar o sofrimento e promover o bem-estar geral por meio de projetos voluntários, programas educacionais e parcerias com organizações sem fins lucrativos. Que sigamos o nosso trabalho de caridade e que o grande arquiteto do universo, que representa o Deus do coração de cada um de nós, continue a nos abençoar e a dar sabedoria e forças para que possamos continuar nossos trabalhos sociais por mais vinte anos”.

O grande primeiro vigilante da loja, Marcelo Lopes Rosa, complementou a fala de Labarba, retomando os princípios da maçonaria: tornar o mundo um lugar melhor por meio da caridade. “Assim como bem disse o querido irmão Labarba, a maçonaria tem por objetivo tornar feliz a humanidade. Nós podemos transformar o mundo, nós temos essa capacidade. É só termos objetivos comuns de tornar cada vez melhor a sociedade", afirmou. 

Rosa também aproveitou a véspera do Dia da Mulher para homenagear as funcionárias da Casa. “Gandhi combatia a mitigação da pobreza e trabalahava pelo direito das mulheres. Estendo o meu respeito, o meu reconhecimento por todas as mulheres, principalmente desta Casa, que fazem um trabalho impressionante. Não só aquelas que representam a sociedade gaúcha como vereadoras, mas também todo o quadro de servidoras, porque sem elas, não se teria condições que esse trabalho fosse bem realizado", ressaltou. 

Histórico

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mahatma Gandhi nº 186 foi fundada em 16 de dezembro de 2004 e funciona na rua Comendador Azevedo, 444, bairro Floresta, na Capital. Tem como objetivo exclusivo a prática dos princípios e dos fundamentos da Maçonaria. Sua criação se deu pelo anseio de irmãos maçons que se reuniram e fundaram o Triangulo Mahatma Gandhi. Posteriormente, virou loja, que atualmente conta com 24 irmãos em seu quadro de obreiros.

Umas das principais atividades da Loja Mahatma Gandhi é a filantropia. Assumiu a responsabilidade de amparar à CEACRI-Clínica Esperança de Amparo à Criança de Porto Alegre/RS, participando e organizando jantares, doando alimentos, adquirindo uma Kombi ambulância e o telhado do novo prédio da Clínica, que abriga atualmente 41 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude.

Texto

Renata Rosa (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)