Plenário

Câmara homenageia o 30º aniversário da Emef Deputado Victor Issler

  • Período de Comunicações em homenagem aos 30 anos da Escola Municipal Deputado Victor Issler.
    Alunos prestigiaram a homenagem da Câmara ao colégio (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem aos 30 anos da Escola Municipal Deputado Victor Issler.
    Vereador Alex Fraga e a diretora Adriana Presenti exibem diploma concedido à escola (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29/11), o 30º aniversário da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Victor Issler. Proposta pelo vereador-professor Alex Fraga (PSol), a cerimônia ocorreu no Plenário Otávio Rocha. Durante o ato, Fraga entregou um diploma à diretora da Emef, Adriana Martins Presenti, em que a Câmara reconhece e destaca os trabalhos prestados pela instituição, referência no ensino em Porto Alegre. 

“No dia 3 de novembro deste ano, a Victor fez 30 anos. Podemos chamar de Bodas de Pérola todo esse tempo”, afirmou a diretora. Nesse passo, Adriana trouxe à baila a atual situação da escola, que antes desenvolvia inúmeros projetos, e agora só tem o de dança. “Isso nos entristece muito”, disse. “Por uma política do governo municipal, estamos com o número de projetos reduzido”, contou. Mesmo assim, Adriana agradeceu toda a equipe, porque, segundo afirmação dela, “não levo a escola sozinha”. Outrossim, ela contabilizou os 1.200 estudantes. “Embora estejamos localizados no bairro Mário Quintana, com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, podemos contar com esta Casa”, falou. 

Proponente

O vereador Alex Fraga (Psol), proponente da homenagem, saudou a comunidade escolar, que se fez representada por alunos, professores e representantes nas galerias e Mesa do plenário. “É um grande prazer, em especial para mim, que sou professor da rede municipal de ensino, uma atividade como esta”, disse.

“A Victor é fonte de inspiração”, comentou Fraga ao lembrar o ano de 2014, quando ele estava lotado na Emef Saint Hilaire, no bairro Lomba do Pinheiro. “Na época, eu e outra colega buscávamos estratégias para melhorar nosso trabalho e criar dinâmicas”, contou. “A Victor trabalhava com as chamadas “salas temáticas”. Os professores tinham os seus espaços, e eram os alunos que se movimentavam de sala em sala”, revelou. “Vocês serviram de inspiração”, agradeceu o parlamentar.

“Desde a sua fundação, atividades culturais deixaram marcas. Atividades que desenvolveram em alunos de tantas gerações o gosto pelas artes, dança, esporte”, corroborou ao citar que projetos desse nível “abrem portas e perspectivas às crianças e adolescentes”. “Não apenas o português, a matemática, as ciências (minha área) são importantes. Mas noções de cidadania e apreço pelo que temos ao nosso redor: natureza, música, sonoridades brasileiras”, enfatizou o vereador no mesmo momento em que disse que “isso permite a atenção dos alunos para o mundo que os cercam”. 

Fraga deixou dito, contudo, “que a nossa rede municipal está sofrendo um desinvestimento progressivo”. Mas assinalou a educação como um dos principais caminhos. “Se quisermos um mundo melhor, projetos e investimentos não podem ser cortados”. Por fim, conclui com a seguinte frase: “parabéns àqueles que, mesmo frente às adversidades, resistem, persistem e não desistem”. 

Durante o ato, imagens de momentos e projetos da Emef foram transmitidos no telão. Também participaram da homenagem, na Mesa, além do presidente em exercício, vereador Cassiá Carpes (PP), a presidente do Conselho Escolar da escola homenageada, Regina Célia de Freitas Custódio Salbego; uma mãe do Conselho, Renata Santos da Silva Fontes; e a aluna Eduarda Silva Scheer. 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)