Homenagem

Câmara homenageia o 48º aniversário da Associação Cristóvão Colombo

  • Período de Comunicações em homenagem ao 48º aniversário da Associação Cristovão Colombo
    Dirce recebeu diploma concedido pela Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao 48º aniversário da Associação Cristovão Colombo. Na foto, o vereador, Moisés Barboza.
    Barboza falou em nome do Legislativo da Capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11/10), o 48º aniversário da Associação Cristóvão Colombo (ACC), criada em 6 de outubro de 1970, na Capital. Em consideração aos trabalhos realizados na comunidade, o vereador Moisés Barboza (PSDB) entregou à presidente da ACC, Dirce Gomes, diploma de honra. Durante o ato, o secretário da Secretária Municipal de Serviços Urbanos (SMUrb), Ramiro Rosário, representou o prefeito em exercício, Gustavo Paim. 

“No primeiro ano de existência, a ACC conseguiu que a avenida Cristóvão Colombo fosse asfaltada e iluminada. Com isso, espetáculos musicais, desfiles escolares, entre outras atividades similares, se ampliaram”, contextualizou a presidente. “Já doamos uma caldeira para o Hospital Santo Antônio, fizemos campanhas de apoio para a construção do prédio da terceira delegacia da cidade, instalamos um gabinete dentário. Vários acontecimentos”, relatou. 

Além de gerar benefícios para a região, a organização transcende o espaço dela e atinge positivamente a totalidade do município. “Atualmente, lutamos pela segurança do bairro - uma pauta que é recorrente. Em 2004 trouxemos a ideia de instalar câmeras de segurança. A ideia ultrapassou os limites do bairro e foi adotada pelo governo estadual”, contou Dirce. No momento, a ACC também oferece aulas de inglês, pintura sobre telas e aulas de informática. Cuidar de praças, com o recanto das florestas, é outra ação desenvolvida pela associação. 

De acordo com a presidente, "o espaço e as ações são mantidos por meio de promoções e contribuições de pessoas físicas e jurídicas. Ela não conta com nenhum tipo de verba pública", disse. Localizada na rua Câncio Gomes, 786, no bairro Moinhos de Vento, a ACC tem forte presença e permanência pela voz da comunidade. “Ao longo da trajetória tivemos alguns gestores e inúmeros acontecimentos relevantes para a coletividade de Porto Alegre”, falou Dirce ao lembrar que “a boa vontade dos amigos que abraçaram a causa fizeram crescer essa semente. A associação é a mais antiga e atuante da Capital”, finalizou. 

Vereador

“Fico muito feliz em abrirmos esse espaço de parabenização pelos 48 anos de trabalho da ACC, uma associação que busca a melhor qualidade de vida dos moradores do seu entorno e da sua região", elogiou Barboza. “Agradeço pelo trabalho bonito que a associação faz do ponto de vista do pertencimento”, disse. “Vocês são o espelho para outras associações e outros bairros. Contaminem as pessoas com essa coisa boa. Vida longa à associação”, parabenizou o vereador.

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)