Institucional

Câmara lança podcast para contar sobre a história do Legislativo

Câmara lança podcast para contar sobre a trajetória do Legislativo
(Arte: Nikolle Marques/CMPA)
Câmara lança podcast para contar sobre a trajetória do Legislativo (Arte: Nikolle Marques/CMPA)

Em 2023, a Câmara Municipal de Porto Alegre está completando 250 anos. Para comemorar a ocasião e contar ao público sobre sua trajetória na Capital gaúcha, a instituição está lançando uma série de dez episódios em formato de podcast. O conteúdo faz parte da produção jornalística da Assessoria de Comunicação Social, que no último dia 11/08, lançou uma série de reportagens especiais sobre o aniversário do Legislativo.

O primeiro e o segundo episódios, sobre a história da Câmara e sobre as mudanças que aconteceram no fazer legislativo desde seu início, já estão no ar através da plataforma Spotify. O convidado para os dois primeiros episódios foi o mestre em Ciência Política e estudante de história Guilherme Falcão, que atua no Setor de Memorial da Casa. Andreia Bueno e Joel Ferreira, jornalistas radialistas servidores da Câmara, realizam as entrevistas.

"Nossa ideia com o podcast é mostrar a Câmara pelo olhar de quem participou e ainda participa na construção dessa história. Por isso, buscamos depoimentos de quem já passou pela Casa ou ainda anda por esses corredores", diz Andreia.

Para Hamilton Sossmeier, presidente da Câmara durante seu aniversário de 250 anos, a série de podcasts é mais uma iniciativa que visa a dar visibilidade ao parlamento. "A história da Câmara se confunde com a história da própria Capital. Não há como falar de Porto Alegre sem pensar em como o Legislativo contribuiu para chegarmos até aqui. Nesse ano tão simbólico para a Casa, queremos desenvolver o máximo possível de ferramentas que destaquem o parlamento" afirmou.

Novos episódios serão publicados todo dia. Acompanhe através da página da Câmara no Spotify.

21/08 – Breve história sobre a fundação da Câmara

22/08 – As mudanças no Legislativo

23/08 - A participação dos vereadores no orçamento da Capital

24/08 - O crescimento de Porto Alegre

25/08 - Figuras históricas que dão nome a espaços da Capital

28/08 - A mulher no parlamento

29/08 - A bancada negra

30/08 - A participação popular no Legislativo

 

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)