Comunicações

Câmara lembra 22 anos do Sinpef/RS

Paes, presidente do Sindicato, agradeceu homenagem Foto: Lívia Stumpf
Paes, presidente do Sindicato, agradeceu homenagem Foto: Lívia Stumpf

A Câmara Municipal de Porto Alegre registrou hoje (9/8), no período de Comunicações, os 22 anos de fundação do Sindicato dos Policiais Federais do RS (Sinpef/RS). O vereador Engenheiro Comasseto (PT), que propôs a homenagem, destacou o pioneirismo do sindicato gaúcho, o primeiro a ser criado no país, em 16 de novembro de 1988. Explicou que depois do Sinpef/RS vieram os demais 26 sindicatos, e a federação nacional, fundada em 1990, que reúne hoje 27 entidades estaduais. "Que os policiais federais continuem trabalhando para a afirmação da cidadania. E que a Polícia Federal esteja sempre a serviço do Estado e não a serviço de segmentos políticos."

O presidente do sindicato, Paulo Renato Silva Paes, disse que a homenagem da Câmara aos policiais federais representa uma quebra de paradigma. "Antes, éramos vistos como integrantes de um órgão repressor, mas hoje somos homenageados, o que mostra que a conciliação é algo sempre possível." Paes lembrou o nome de Carlos Antonio Kochenborger, primeiro presidente do Sinpef/RS. "No começo, sofremos perseguições e ameaças de demissão. Mas lutamos e conseguimos melhorar as condições de trabalho dos policiais, o que tem se refletido também na melhoria dos serviços prestados à sociedade."

A homenagem contou com as presenças do superintendente da PF no Estado, delegado Ildo Gasparetto, do presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcos Wink, do primeiro presidente do Sinpef/RS, Carlos Antonio Kochenborger, e de servidores da PF.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)