Plenário

Câmara lembra os 40 anos da morte de Che Guevara

Maristela, Guilherme, Goulart, Clênia e Raul Carrion com a imagem de Che  Foto: Caroline da Fé
Maristela, Guilherme, Goulart, Clênia e Raul Carrion com a imagem de Che Foto: Caroline da Fé

A vereadora Maristela Maffei (PCdoB) utilizou o período de Comunicações da sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (8/10) para lembrar o transcurso do 40º aniversário da morte do guerrilheiro Che Guevara. Ernesto Che Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928 em Rosário, na Argentina, e, segundo Maristela, voltou a atiçar a polêmica em torno de sua vida.

A vereadora contou que Che, uma lenda revolucionária do século 20, foi executado no dia 8 de outubro de 1967, na Bolívia, e hoje o mito daquele que tentou, sem sucesso, propagar o fogo da rebelião pela América Latina permanece vivo, embora gere controvérsias. Maristela ainda disse que o trágico fim de Che forjou a lenda de um homem cujo rosto, imortalizado em uma foto, circula pelo mundo exibido em marchas ou estampado em cartazes, camisetas, garrafas de cerveja e até cinzeiros. “O sonho de Che deveria estar presente reafirmando o sonho da esperança para o futuro” ressaltou.

O vereador Guilherme Barbosa (PT) afirmou que Che foi e sempre será um ícone a ser seguido, “um exemplo de doação e sacrifício”. Pelas suas bancadas manifestaram-se os vereadores Dr. Goulart (PTB), Claudio Sebenelo (PSDB), Sebastião Melo (PMDB),Clênia Maranhão (PPS) e Margarete Moraes (PT).

Regina Tubino Pereira (5607)