Plenário

Câmara Municipal destaca o Dia Internacional da Paz

Vereadores e o embaixador da paz confraternizaram no plenário Foto: Tonico Alvares
Vereadores e o embaixador da paz confraternizaram no plenário Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta segunda-feira (22/9), durante o período de Comunicações, homenagem pelo Dia Internacional da Paz, comemorado anualmente em 21 de setembro. A cerimônia foi proposta pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), autor de projeto de lei que inclui a data no Calendário Oficial de Porto Alegre.

Vendruscolo disse que o dia serve para uma reflexão da sociedade sobre a importância da paz para todos os povos. Observou que o Brasil não enfrenta, desde a Segunda Guerra Mundial, envolvimento em conflitos. Destacou, porém, que há, no país, questões equivalentes, como os crimes contra a pessoa, o racismo e a impunidade. "Ainda que tenhamos uma paz aparente, a divulgação constante da cultura da paz é de suma importância. E não há outro caminho que não seja o da conscientização, especialmente dos jovens", afirmou. 

Embaixador da Paz

A homenagem da Câmara contou com a presença do embaixador da Paz do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, Jorge Wolney Gomes, que agradeceu a Vendruscolo pela iniciativa. Com sede em Genebra, na Suíça, o Círculo traçou a busca da paz no mundo como meta do milênio, explicou Gomes. "Vivemos tempos difíceis, de intolerância, de desigualdade, de conflitos entre homens, mas jamais podemos perder a esperança." O embaixador lembrou uma frase da ONU: "Se as guerras começam na mente dos homens, é na mente deles que a paz deve ser construída". 

Quanto à inclusão do Dia Internacional da Paz no Calendário Oficial de Porto Alegre, Gomes disse que a iniciativa marca o compromisso dos porto-alegrenses com o ideário de paz da ONU. "Esperamos poder comemorar o dia 21 de setembro nas escolas, praças e centros culturais já a partir de 2015 na Capital, para fazer com que nossas crianças e jovens desenvolvam a virtude da paz."

Vereadores

Idenir Cecchim (PMDB) elogiou a dedicação do embaixador Jorge Gomes na divulgação da cultura da paz. "Nestes dias em que enfrentamos no mundo problemas de paz, das drogas e das epidemias, a missão de Jorge é importante, pois falar de paz é sempre uma coisa nobre." Cecchim acrescentou que a bancada do PMDB na Câmara se congratula com o tema e exalta o trabalho nobre e sério feito com a alma dos homens de boa vontade.

Tarciso Flecha Negra (PSD) lembrou de sua luta por paz ao longo da carreira, tanto no esporte quanto na vida política. “Sempre lutei por essa paz, como jogador e depois no trabalho nas periferias, nas vilas, tentando mostrar o caminho da paz e do respeito perante os nossos irmãos”, disse. Tarciso relacionou a paz na terra e a luta contra os preconceitos e violências.  

Alberto Kopittke (PT) ligou a bandeira da paz com a defesa da segurança pública. Para o vereador, é necessário mudar o entendimento de segurança produzido e permeado no senso comum. “Muito mais do que armas, nós temos que ensinar os nossos policiais a darem um abraço”, disse. Kopittke ainda criticou as grandes guerras do século XX e lembrou dos mais de 150 milhões de mortos “por discursos racionais, em nome do desenvolvimento”. “Todas as grandes nações da humanidade pegaram em armas e se dizimaram”, falou.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)