Institucional

Câmara Municipal realiza cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira

  • Liga da Defesa Nacional realiza cerimônia do Dia da Bandeira, na Câmara Municipal. Na foto, vereador João Carlos Nedel, representando a Câmara
    João Carlos Nedel (PP) destacou importância dos símbolos da pátria (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Liga da Defesa Nacional realiza cerimônia do Dia da Bandeira, na Câmara Municipal
    Caminhada da Bandeira percorreu trajeto até a Redenção (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Com a execução dos Hinos Nacional e Rio-Grandense e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, teve início na manhã deste sábado (19/11), na rampa do acesso principal da Câmara Municipal de Porto Alegre, as homenagens ao Dia da Bandeira. Após a solenidade, realizada em frente ao Largo das Bandeiras, no Legislativo municipal, ocorreu a Caminhada da Bandeira, que saiu da Avenida Loureiro da Silva, onde está localizado o Palácio Aloisio Filho, sede da Câmara. A comitiva percorreu trajeto em direção ao Parque Farroupilha (Redenção), onde, ao meio-dia, em frente ao Monumento ao Expedicionário, foi hasteada a Bandeira Nacional.

Em nome da Câmara de Porto Alegre, o vereador João Carlos Nedel (PP) saudou a todas as autoridades que prestigiaram a solenidade. Nedel destacou a importância de se lembrar e exaltar, nesta data, os símbolos da pátria. Já o presidente da Liga de Defesa Nacional do RS, Julio Cezar Benites Teixeira, ressaltou o significado das cores da bandeira brasileira; o verde, a cor dos mares e das florestas; o azul, o céu infinito; o branco, a pureza; e o amarelo, o sol. Lembrou ainda que, desde 2006, a atividade faz parte do calendário de eventos da cidade.

A Jornada Cívica da Bandeira do Brasil na Cidade de Porto Alegre, que neste sábado chegou à sua 15ª edição, foi institucionalizada através da Lei municipal 9.988, aprovada pela Câmara Municipal e vigente desde o dia 5 de junho de 2006. Desde 2009, a data comemorativa ao Dia da Bandeira está inserida no calendário oficial de eventos do município.

Assessoria de Imprensa da CMPA