Saúde

Câmara participa da entrega de 33 novos leitos para o Hospital Vila Nova

  • Participa da inauguração de leitos de retaguarda para o SUS no Hospital Vila Nova
    Vereadores prestigiaram cerimônia no Vila Nova (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Participa da inauguração de leitos de retaguarda para o SUS no Hospital Vila Nova
    Nagelstein destacou parceria do Legislativo para solução dos problemas da cidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), participou na manhã desta terça-feira (22/5) do ato de entrega de mais 33 novos leitos para a retaguarda (média complexidade) do Hospital Vila Nova, na zona sul da Capital. O objetivo é de reforçar o atendimento nos meses de inverno e desafogar os pronto atendimentos. Estiveram presentes no ato,  representando o governador José Ivo Sartori, o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, o presidente do Instituto Dunga, ex-jogador Dunga, que é apoiador da entidade, os vereadores André Carús (MDB), Paulinho Motorista (PSB), José Freitas (PRB), Márcio Bins Ely (PDT), Dr. Thiago Duarte (DEM) e representantes da Brigada Militar, Hospital Conceição e de setores da Saúde.

Conforme o presidente do Hospital Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal’Molin, essa ampliação de leito é um avanço para o Vila Nova. Atualmente são 1.500 internações por mês, com 350 consultas/dia, tendo 976 colaboradores realizando o suporte. Entre outros serviços, a instituição atende 600 pacientes com glaucoma e cerca de 200 pacientes com o Serviço de Atendimento Domiciliar (com acompanhamento de 7 equipes). "Nosso perfil é de instituição parceira da cidade, tendo o secretário de Saúde como principal apoiador do Hospital, que não atende só a Capital, mas também no setor prisional reserva 50 leitos auxiliando Charqueadas, Madre Pelletier e Central", destacou.

Para o secretário Erno Harzheim, o Vila Nova é um hospital geral, aberto à comunidade, que vem cumprindo seus compromissos com o Ministério da Saúde e mostra como a gestão nesta área pode melhorar. Assinalou que agora serão 91 leitos ao todo: 33 em 2017, no Vila Nova; 33 na mesma instituição, que recebem tipificação de maior qualificação; e mais 25 no Centro Psiquiátrico São Pedro. De acordo com o secretário, a ampliação fará com que a rede de urgência tenha mais eficiência e melhore a saúde da cidade. “Até o final do ano serão aproximadamente 400 leitos ampliados e com maior qualidade para a população.”

Marchezan ressaltou o compromisso com o trabalho de forma articulada. Segundo ele, o estabelecimento de saúde transforma o recurso público em respeito e atendimento à população, direcionando os serviços aos que mais precisam. "Não tem prefeito, secretários ou vereadores que consigam fazer isso sem a participação popular", disse. Destacou ainda que é através no legislativo municipal que são aprovados projetos para a captação de novos recursos para a saúde e que a sinergia é fundamental.

Nagelstein reforçou a ressalva do prefeito destacando que a parceria é fundamental para a viabilização de novos recursos e gerenciamento dos principais problemas que a cidade enfrenta, e um deles é a saúde. “Na Câmara, aprovamos o Instituto da Saúde da Família e através deste processo destacamos a importância de se desenvolver esta articulação com o Executivo e ampliar recursos também para a educação e assistência social." O presidente também parabenizou a gestão do hospital e do secretário Erno Harzheim “pelo empenho de fazer muito com pouco”.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)