Plenário

Câmara presta homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis

  • Período de Comunicações em homenagem a Semana Municipal do Corretor de Imóveis
    Corretores de imóveis foram homenageados na sessão desta quinta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Márcio Bins Ely (PDT) propôs a cerimônia (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29/8), prestou homenagem ao transcurso da Semana Municipal do Corretor de Imóveis, data comemorada nacionalmente no dia 27 de agosto. Proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), que também exerce o cargo de presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (Creci/RS), representantes de entidades da profissão receberam diploma em saudação ao período. 

“Tenho a honra de ser autor do requerimento desse período de homenagem”, expressou Bins Ely que, de acordo com ele, o seu percurso pela profissão vem desde cedo, do âmbito familiar. O proponente narrou a trajetória legal dos profissionais da área e disse que o primeiro setor no ramo foi criado em 1937, durante o governo do então presidente Getúlio Vargas. Posteriormente, no ano de 1962, lembrou do reconhecimento oficial dos corretores pela lei 4116/62, os quais, atualmente, são regulamentados e reconhecidos como técnicos em transações imobiliárias por meio do dispositivo legal 6.530/78

A partir disso, o pedetista mencionou o avanço, o aprofundamento e a fiscalização efetiva das atividades imobiliárias. “O mercado passou a exigir um elevado nível de formação para ser corretor”, falou Bins Ely, ao citar “a complexidade da profissão e dos corretores que necessitam possuir conhecimento especializado em diversos itens de mercado”. Na opinião do vereador, embora existam 24 conselhos regionais, nas principais capitais, “os corretores de Porto Alegre estão entre os mais bem preparados do país”. 

Representantes

“Movido pelo sentimento de gratidão, manifesto o meu agradecimento aos vereadores da Casa pela honrosa homenagem”, retribuiu o vice-presidente do Creci, Naor Lagoas, ao sublinhar que os corretores exercem uma função social ao trabalharem com uma das necessidades vitais garantidas aos seres humanos: “o direito à moradia”. Além disso, Lagoas fez referência aos quase 27 mil corretores ativos no estado e às quatro mil pessoas jurídicas envolvidas no mercado imobiliário. “Sem contar que o nosso setor, juntamente com o da construção civil, é responsável por 19% do Produto Interno Bruto (PIB)”, destacou. 

Além dos agentes do Creci/RS, a cerimônia também contou com a presença de representantes da Federação Nacional de Corretores de Imóveis (Fenaci); do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci); e de colaboradores de outras entidades.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)