Institucional

Câmara prestigia abertura da Colheita da Uva e da Ameixa

Cassio Trogildo (d) destacou importância dos incentivos à produção primária local Foto: Matheus Piccini/CMPA
Cassio Trogildo (d) destacou importância dos incentivos à produção primária local Foto: Matheus Piccini/CMPA (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), participou, nesta terça-feira (5/1) à tarde, da abertura oficial da 25ª Colheita da Uva e da Ameixa. O ato de abertura foi realizado na propriedade do produtor rural Hildemar Piber, no Beco Maria Balbina, Bairro Campo Novo, na zona sul da Capital. A Festa da Uva e da Ameixa ocorrerá nos próximos dois finais de semana – sábados (9 e 16/1) e domingos (10 e 17/1) – na Praça Nossa Senhora de Belém, em Belém Velho, também na Zona Sul, e comercializará frutas, flores, artesanato, sucos, vinhos e sorvetes produzidos na Capital. Os produtores calculam que a safra total possa chegar a 3 mil toneladas.

Na oportunidade, Cassio Trogildo destacou a importância do evento como uma sinalização de incentivo que o poder público vem dando à produção primária em Porto Alegre. Ele também ressaltou a importância da aprovação pela Câmara Municipal do projeto do Executivo que restituiu a demarcação da zona rural da cidade. "Esta área, no Campo Novo, não faz parte da Zona Rural, mas tem uma grande produção primária e desfruta das mesmos prerrogativas e incentivos daquelas propriedades rurais." O presidente da Câmara ainda observou que a grande produção primária de Porto Alegre colabora com as políticas de garantia de segurança alimentar e que a Festa permite uma aproximação mais direta entre produtores e consumidores.

Presente ao ato, o prefeito José Fortunati disse que a Festa da Uva e da Ameixa ajuda a sedimentar a área rural de Porto Alegre, recentemente demarcada e reconhecida por lei. Ele destacou a qualidade da produção primária existente na zona sul da cidade e disse que a aproximação entre produtores e consumidores permite eliminar a atuação dos "atravessadores" na comercialização dos produtos. "A demarcação do território da Zona Rural possibilitou que se restrinja a especulação imobiliária e os loteamentos nas áreas de produção primária da cidade."

Também participaram da cerimônia o titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Antonio Kléber de Paula, o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, o representante da Emater, Luis Paulo Vieira Ramos e o diretor da Divisão de Fomento Agropecuário da Smic, Antônio Bertaco, além de outras autoridades municipais e estaduais.


Texto e edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)