PRESIDÊNCIA

Câmara recebe seminário preparatório ao Novembro Azul

Objetivo do evento é sensibilizar para a importância da realização do exame de próstata e promover a saúde do homem

Seminário proposto por Alvoni Medina conta com a abertura da presidência da Casa, na figura da Vice Presidente Monica Leal
Mônica Leal destacou o papel do poder público e das instituições para a prevenção

A presidente em exercício da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), abriu, na manhã desta sexta-feira (26/10), o Seminário Jornada da Saúde do Homem Idoso, no Plenário Ana Terra. Promovido pelo Instituto Nacional da Próstata (Inprós) em parceria com as Frentes Parlamentares em Defesa da Pessoa Idosa, presidida pelo vereador Alvoni Medina (PRB), e de Atenção à Saúde do Homem, presidida pelo vereador Mendes Ribeiro (MDB), o encontro teve como objetivo sensibilizar para a importância da realização do exame de próstata e preparar o Estado para o Novembro Azul, mês de prevenção à doença no país e à promoção da saúde do homem. Durante o seminário, que ocorreu ao longo da manhã, especialistas abordaram temas ligados à psiquiatria, geriatria, radiologia, urologia e oncologia, entre outros.

Mônica destacou a importância de o poder público e as instituições ampliarem o leque de atenção e amparo à saúde do homem e ao bem-estar dos idosos. “Assim como o Outubro Rosa, os homens são lembrados no Novembro Azul da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo que mais mata no Brasil. Sem saúde, não aproveitamos a vida. Vamos todos nos cuidar”, defendeu.

O vereador Alvoni Medina lembrou que o câncer de próstata é o tipo de tumor que mais mata no Rio Grande do Sul. “É preciso quebrar o tabu para acabar com essa mortandade e alertar para a importância da realização do exame de próstata, porque, muitas vezes, por preconceito, os homens descobrem a doença tarde demais, principalmente no nosso Estado e na nossa Capital”, alertou.

Mendes Ribeiro chamou a atenção para a necessidade imprescindível de as políticas públicas acompanharem o processo de envelhecimento da população. “É necessário mais estímulos aos cuidados da saúde do homem, como a descentralização do atendimento em regiões de baixa renda”, disse o vereador. Ele destacou ainda que, em novembro, irá intensificar os trabalhos da Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem. 

A presidente do Inprós, Enilda Ferreira, lembrou que o Novembro Azul e a instituição atuam em outras áreas ligadas à saúde do homem, além da próstata. “O Inprós tem 16 áreas específicas de saúde do homem, visando à longevidade e à qualidade de vida. Há 12 anos realizamos este evento preparatório para as ações do mês de novembro”, informou.

Também participaram da abertura do seminário os vereadores Dr. Goulart (PTB) e Paulinho Motorista (PSB).

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

Tópicos:vereadora Mônica Leal (PP)Novembro Azulsaúde do homem