PLENÁRIO

Câmara rejeita alteração de horário para coleta de lixo

Vereador Cláudio Janta na tribuna
Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou, nesta quarta-feira (1º/12), Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 09/15 que determinava que, em vias públicas de grande circulação, a coleta e o transporte de resíduos sólidos ou pastosos ocorreriam somente das 20h às 7h. A proposta foi apresentada pelo vereador Claudio Janta (SD).

Na justificativa do projeto, Janta argumentou que as vias urbanas da Capital apresentam dificuldades crescentes em sua mobilidade devido ao aumento da frota de veículos automotores. “Tais questões, somadas ao problemático sistema de transporte público, têm ocasionado lentidão e aumento de tráfego, engarrafamentos e estresse entre os motoristas, além de diversos acidentes”, afirma.

Segundo o vereador, um dos fatores que contribuem para a lentidão do tráfego nas vias urbanas é o trânsito de veículos de coleta de lixo e resíduos sólidos durante os horários de pico. Na sua opinião, a mudança possibilitaria reduzir os riscos decorrentes do aumento de tráfego, bem como de sinistros, "especialmente aqueles que possam prejudicar os motoristas".

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)