TV Câmara

Carlos Urbim é o protagonista de Um Guri Daltônico

Documentário sobre o escritor e jornalista gaúcho vai ao ar pelo CineCâmara nesta sexta-feira e no domingo

O escritor Carlos Urbim, nos bastidores do documentário Um Guri Daltônico.
Urbim fala sobre vida e obra no filme de 60 minutos (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o projeto CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre, apresenta o documentário Um Guri Daltônico, dedicado ao escritor e jornalista Carlos Urbim (1948-2015). A obra, uma produção da Stricher Filmes, vai ao ar às 21 horas desta sexta-feira (19/10), com reprise às 13h30min de domingo (21/10), pelos canais 16 da NET e 61.4 digital aberto, podendo ser assistida nas cidades da Região Metropolitana.

No filme de 60 minutos, Urbim comenta suas experiências nas várias redações de jornais onde trabalhou e também os livros de literatura infanto-juvenil e publicações sobre cultura gaúcha escritos por ele. Há ainda depoimentos de Annete Baldi, Celso Gutfreind, Cintia Moscovich, Claudia Laitano, Claudio Antonio Pereira, Luiz Antonio de Assis Brasil, Marlene Pastro, Moacyr Scliar, Tânia Carvalho, Zoravia Bettiol e familiares. Música de Marlene Pastro. Urbim nasceu em 1948 em Santana do Livramento (RS) e morreu em 2015 em Porto Alegre, aos 67 anos.

Conversa de Livraria

Um Guri Daltônico faz parte da série de documentários dirigidos por Luzimar Stricher intitulada Conversa de Livraria. Os filmes já foram exibidos na TVE-RS, na TVCOM (da RBS) e em cinema de Porto Alegre. Desde 2001, a Stricher Filmes documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores do Rio Grande do Sul. Além de Carlos Urbim, retratou expoentes da cultura gaúcha como o romancista Erico Verissimo, o poeta Mario Quintana, o folclorista Paixão Côrtes, os escritores Alcy Cheuiche e Airton Ortiz e a artista visual Arminda Lopes. Atualmente, Luzimar trabalha na pós-produção de um longa-metragem sobre o escritor Luis Fernando Verissimo.

As próximas atrações

Confira as próximas atrações do CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre (às 21 horas nas sextas-feiras, com reprises às 13h30min nos domingos):

Outubro

19 e 21 - Um Guri Daltônico, sobre Carlos Urbim (60 minutos);
26 e 28 - Poesia Compartilhada, sobre Maria Carpi (56 minutos);

Novembro

2 e 4 - Contadora de Emoções, sobre Jane Tutikian (57 minutos);
9 e 11 - Um Homem de Fé, sobre Armindo Trevisan (55 minutos);
16 e 18 - Walter Galvani (57 minutos);
23 e 25 - Romancista de Nossa História, sobre Alcy Cheuiche (54 minutos);
30 - Mario Quintana (30 minutos), com reprise em 2 de dezembro.

O projeto CineCâmara também pode ser assistido pela Internet, durante os horários de exibição, clicando AQUI. Informações: (51) 99984-5979 (Luzimar) ou e-mail stricher@terra.com.br

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

Tópicos:literatura gaúchaTV Câmara de Porto Alegreprojeto CineCâmaraUm Guri DaltônicoCarlos Urbim