Plenário

Carpinejar receberá título de Cidadão de Porto Alegre

Vereador Rodrigo Maroni na tribuna
Vereador Rodrigo Maroni (Podemos), proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta quarta-feira (25/10), a concessão do título de Cidadão de Porto Alegre ao jornalista, escritor e poeta Fabrício Carpinejar. De acordo com Rodrigo Maroni (Podemos), autor do projeto, o homenageado, caxiense radicado em Porto Alegre, exerceu a função de educador por dez anos, entre 2001 e 2011, na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), onde também coordenou curso de graduação de produtores e músicos de rock.

Carpinejar publicou 40 livros, entre poesias, crônicas, infanto-juvenis e reportagem, sendo detentor de mais de 20 prêmios literários e 250 mil exemplares vendidos. Foi colunista do jornal Zero Hora e atualmente é comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Também foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet e palestrou em todas as grandes feiras e festivais literários do país, como a Jornada Literária de Passo Fundo e o Festival Internacional de Paraty (RJ).

Maroni diz em sua justificativa que Carpinejar tem reconhecimento em diversas áreas, da adulta a infantil. O vereador cita como exemplo o livro “Um terno de pássaro ao sul” (2000, 3ª edição, Bertrand Brasil), que é objeto de referência no Britannica Book of the Year de 2001, da Enciclopédia Britânica, assim como o juvenil “Diário de um apaixonado: sintomas de um bem incurável” (Mercuryo Jovem, 2008) foi adotado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), e a “Menina Superdotada” recebeu indicação para o acervo permanente da FNLIJ; igualmente, cita o parlamentar, a obra “Filhote de cruz-credo” (Girafinha, 2ª edição, 2006), prêmio de melhor livro infanto-juvenil da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 2012, inspirou duas peças de teatro, adaptadas por Bob Bahlis (POA) e Eduardo Katz (RJ).

A exposição de motivos do projeto refere, ainda, que o escritor integra coletâneas no México, Colômbia, índia, Estados Unidos, Itália, Austrália e Espanha e Portugal e, no Brasil, foi patrono de feiras dos livros em diversas cidades gaúchas, entre os anos de 2002 e 2015.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)