SESSÃO ORDINÁRIA

Carús tem dois projetos aprovados durante Sessão Ordinária desta quarta-feira

Projetos de Lei da Praça Lagos e que inclui feiras e brique na Praça Zeferino Brasil foram solicitadas pela comunidade local

André Carús
André Carús

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (7), dois Projetos de Lei do vereador André Carús (MDB). O PL Nº 251/17, que declara como Área de Preservação Permanente (APP) parcela da Praça Lagos, proveniente do loteamento Vila Esplanada do Espírito Santo; e o PL Nº 109/18, que inclui o evento Feira de Artesanato, Artes Culinárias, Economia Popular e Brique – Feira e Brique da Praça Zeferino como Calendário de Eventos de Porto Alegre e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre.

Ambos os projetos foram motivados pela comunidade, com o intuito de qualificar e incentivar os espaços públicos da Capital, acrescentando valor ecológico, paisagístico e turístico.

De acordo com Carús, a praça Lagos tem uma área total de 18.607 metros quadrados -  que pertence à Prefeitura, e tem seus limites no final da Rua Antônio Josephino Perrone e na Rua Osmar Meletti. O local, que consta com mata densa no trecho próximo da Rua Antônio Josephino Perrone e uma nascente onde se inicia um curso de água, é urbanizado desde 1985.

Já a Feira de Artesanato, Artes Culinárias, Economia Popular e Brique da Praça Zeferino, terá espaço para manifestações culturais durante seu o horário de funcionamento e deverá ter, no mínimo dez bancas, padronizadas conforme definição do Executivo Municipal. Pelo projeto, fica garantida, ainda, a ocupação de, no mínimo, 10% dos boxes da Feira da Praça Zeferino Brasil a pessoas com deficiência. Também autoriza a permissão de propaganda ou patrocínio de empresas nas barracas.

 “A aprovação dos projetos no meio urbano é muito importante e possibilitam cada vez mais a valorização da nossa cidade. Ocupando esses locais, prevenimos o descarte irregular de resíduos e estimulamos a ocupação dos espaços pela população local para fins sociais e educativos”, explica Carús.

Acesse os projetos: PLL 251/17 - Praça Lagos e PLL 109/18 - Feira e Brique da Praça Zeferino Brasil