Pauta

Casa, mostra e palestra são destaques na Semana da Mulher

Exposição "Nem Tão Doce Lar" trata da violência doméstica Foto: Felipe Dalla Valle
Exposição "Nem Tão Doce Lar" trata da violência doméstica Foto: Felipe Dalla Valle

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Porto Alegre abriu, na tarde de segunda-feira (5/3), uma semana de atividades alusivas à data, comemorada em 8 de março. A instalação Nem Tão Doce Lar, a exposição Nísia Floresta - Uma Mulher à Frente de seu Tempo, ambas itinerantes, e palestras sobre violência doméstica são os destaques da agenda.

Uma casa de madeira em tamanho real compõe a instalação Nem Tão Doce Lar, montada até sexta-feira (9/3) no térreo da Câmara. Criada pela Fundação Luterana de Diaconia, a obra representa um ambiente doméstico - com sala de estar, quarto do casal, quarto das crianças e cozinha -, onde, apesar da ordem aparente, é possível identificar sinais e provas de violência familiar.  

A mostra Nísia Floresta – Uma Mulher à Frente de seu Tempo, criada pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil de 2006, é outra atração. Os 16 painéis de fotos e textos contam a história da escritora, professora e precursora dos ideais feministas no Brasil. Nísia (1810-1885) nasceu em Papari, Rio Grande do Norte, mas, de 1833 a 1837, viveu em Porto Alegre. Visitação até 30 de março, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min, às sextas-feiras.

A promotora legal popular Maria Guaneci de Ávila e a coordenadora do Ilê Mulher, Rosmarie de Castilhos, são as convidadas especiais do período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária de quinta-feira (8/3), marcada para as 14 horas no Plenário Otávio Rocha. Nas palestras, Maria e Rosmarie vão abordar o tema Dia Internacional da Mulher e a luta contra a violência doméstica.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (5/3)
14h30min – Abertura da exposição Nem Tão Doce Lar, organizada pela Fundação Luterana de Diaconia. Visitação até sexta-feira (9/3).

Quarta-feira (7/3)
14 horas - Abertura da exposição Nísia Floresta – Uma Mulher à Frente de seu Tempo, do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil. Visitação até 30 de março.

Quinta-feira (8/3)
Das 8h30min às 11h30min - Homenagem das vereadoras às funcionárias da Câmara, com entrega de cartilhas sobre direitos da mulher e bombons.

14 horas - Período de Comunicações sobre o tema 8 de Março: O Dia Internacional da Mulher e a luta contra a violência doméstica. No Plenário Otávio Rocha.

Sexta-feira (9/3)
11 horas – Ouvidoria da Câmara recebe solicitações, sugestões e reclamações da população, no térreo do Mercado Público de Porto Alegre.

17 horas – Distribuição de cartilhas sobre os direitos da mulher na Avenida Azenha. Saída da Praça Isabel (entroncamento com a Avenida Princesa Isabel).

A Semana da Mulher conta com apoio da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), das vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL), Maria Celeste (PT) e Sofia Cavedon (PT) e da Ulbra. Todos os eventos têm entrada franca. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)