Comissões

Cedecondh busca soluções para Vilas Dique e Floresta

Moradias não apresentam condições mínimas Foto: Felipe Dalla Valle
Moradias não apresentam condições mínimas Foto: Felipe Dalla Valle

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve, nesta terça-feira (6/3) à tarde, nas Vilas Dique e Floresta. Eles averiguaram as inúmeras denúncias de irregularidades sobre o recente processo de reassentamento realizado pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) na Vila Dique e os trâmites à adequação de moradia aos cidadãos da Vila Floresta, no Bairro Humaitá. A visita contou com as presenças dos vereadores Engenheiro Comassetto (PT), Mário Fraga (PDT), Nelcir Tessaro (PSD) e Maria Celeste (PT).

Os parlamentares manifestaram perplexidade com as imagens de casas destruídas na Vila Dique, sem que os moradores tivessem destino; além disso, manifestaram-se "preocupados com a séria falta de condições para as famílias que residem nas moradias do local, onde há pessoas doentes, crianças, grávidas e portadores de deficiência física que vivem sem água, luz, esgoto". A vereadora Maria Celeste, presidente da Cedecondh, agendou para a próxima terça-feira (13/3), às 16h, reunião com essa comunidade e representantes do Demhab, para que sejam apresentados os documentos que comprovam irregularidades no reassentamento, lista de inscritos que residem há  cerca de 20 anos na Vila Dique e não foram contemplados e fotografias que evidenciam a falta de segurança urbana e a existência de residências em áreas de risco.

No início da tarde do dia 13 de março, a Comissão também se reunirá com os moradores da Vila Floresta, os quais reivindicam maior segurança no local, até que seja feito o reassentamento das  famílias que lá residem. Os moradores deste local reclamam do corte do abastecimento de água, luz e das constantes ações de saques de alimentos, roupas e utilidades domésticas. "Há focos do mosquito da dengue", observa uma das moradoras dessa comunidade. Para a reunião, a vereadora Maria Celeste afirma que "serão convocados os representantes do Ministério Público, Segurança Pública, Vigilância Sanitária, CEEE e Demhab, para que sejam providenciadas as adequações necessárias às condições de habitação e segurança dessas famílias".

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)