TV Câmara

CineCâmara exibirá documentário sobre Paixão Côrtes

O tradicionalista falecido em agosto é retratado em Tropeiro Cultural, que vai ao ar nesta sexta-feira e no domingo

Paixão Côrtes nos bastidores da filmagem, com a diretora Luzimar Stricher (Foto: Stricher Filmes / Divulgação)

O engenheiro agrônomo, folclorista, tradicionalista e escritor Paixão Côrtes, falecido neste ano, é o personagem retratado no documentário Tropeiro Cultural, que vai ao ar, nesta sexta-feira (12/10), às 21 horas, pelo projeto CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre. O filme poderá ser assistido pelos canais 61.4 (digital aberto) e 16 da NET, com reprise às 13h30min de domingo (14/10).

Realizado pela Stricher Filmes, o documentário em média-metragem conta a vida de João Carlos Paixão Côrtes, nascido em 1927 em Santana do Livramento (RS), sua infância e juventude - quando criou o Movimento Tradicionalista Gaúcho -, e suas viagens pelo Rio Grande do Sul. Ele dedicou-se a resgatar a vida do campo, seus costumes, danças, bailes e cantos de todas as etnias, escreveu diversos livros sobre essas temáticas e atuou como produtor e comunicador da cultura rio-grandense. Morreu em agosto de 2018, em Porto Alegre, aos 91 anos.

Conversa de Livraria

A série de documentários, dirigida por Luzimar Stricher, faz parte do projeto Conversa de Livraria, já exibido na TVE-RS, na TVCOM (da RBS) e cinema de Porto Alegre. Desde 2001, a Stricher Filmes documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores do Rio Grande do Sul. Retratou personalidades como o romancista Erico Verissimo, o poeta Mario Quintana, o folclorista Paixão Côrtes, os escritores Alcy Cheuiche, Carlos Urbim e Airton Ortiz e a artista plástica Arminda Lopes. Atualmente, Luzimar trabalha na pós-produção de um longa-metragem sobre o escritor Luis Fernando Verissimo.

As próximas atrações

Confira as próximas atrações do CineCâmara, da TV Câmara (às 21 horas nas sextas-feiras; reprises às 13h30min nos domingos):

Outubro

12 e 14 - Tropeiro Cultural, sobre Paixão Côrtes (57 minutos);
19 e 21 - Um Guri Daltônico, sobre Carlos Urbim (60 minutos);
26 e 28 - Poesia Compartilhada, sobre Maria Carpi (56 minutos);

Novembro

2 e 4 - Contadora de Emoções, sobre Jane Tutikian (57 minutos);
9 e 11 - Um Homem de Fé, sobre Armindo Trevisan (55 minutos);
16 e 18 - Walter Galvani (57 minutos);
23 e 25 - Romancista de Nossa História, sobre Alcy Cheuiche (54 minutos);
30 - Mario Quintana (30 minutos), com reprise em 2 de dezembro.

O projeto CineCâmara também pode ser assistido pela Internet, durante os horários de exibição, clicando AQUI. Informações: (51) 99984-5979 (Luzimar) ou e-mail stricher@terra.com.br


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

 

Tópicos:TV Câmaracultura gaúchaprojeto Cine CâmaraPaixão Côrtes