Homenagem

Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre faz 120 anos

João Dib e Ricardo Diefenthaeler (d)  Foto: Elson Sempé Pedroso
João Dib e Ricardo Diefenthaeler (d) Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, na sessão desta quinta-feira (11/9), ao Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA), que completará 120 anos no dia 21 de novembro. Proposta pelo vereador João Antonio Dib (PP), a solenidade contou com a presença do presidente do clube, Ricardo Diefenthaeler, dirigentes, funcionários, atletas e associados.

Dib resgatou a história do GPA, lembrando que o clube surgiu em 1888 da iniciativa de um grupo de jovens de origem germânica, liderados por Alberto Bins, interessados em praticar remo. Segundo Dib, o novo clube, nascido Ruder-Club Porto Alegre, transformou-se em marco desportivo para a Capital, por ser a primeira agremiação destinada à prática desportiva com fins competitivos.

"A primeira sede foi um chalé de madeira, perto da atual Praça da Alfândega, e os primeiros dois barcos foram trazidos da Alemanha", contou Dib. "Em 1936, fundido ao Ruder-Verein Germânia (o segundo clube de remo), o Ruder-Club Porto Alegre passou a se chamar GPA." Atualmente, conforme o vereador, o GPA oferece remo e canoagem de qualidade, dedicando-se ao treinamento e à formação de atletas. "Que o GPA tenha vida longa, saúde e paz", disse.

O presidente do GPA, Ricardo Diefenthaeler, informou que o clube oferece a prática de remo e canoagem a pessoas das diversas classes sociais. De acordo com o dirigente, o clube conta com projeto voltado a jovens da Vila Farrapos. "Promover a cidadania é tão importante como formar atletas", enfatizou. Diefenthaeler lembrou que o remo é considerado um dos esportes mais saudáveis, pois associa força, preparo físico, técnica, sincronia de movimentos e contato com a natureza, desenvolvendo bem-estar físico e mental. "Esta homenagem é um grande incentivo para continuarmos a caminhar sempre em frente", agradeceu.

Além de Dib, saudaram os 120 anos do GPA os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Adeli Sell (PT), Elói Guimarães (PTB) e Ervino Besson (PDT).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Clube de Regastas Guaíba completa 120 anos